NOTÍCIAS

Adeus 'Senhor dos Anéis': Ginasta holandês Yuri van Gelder é expulso da Rio 2016 após noite de festa

10/08/2016 11:40 -03
Wolfgang Rattay / Reuters
Yuri Van Gelder of the Netherlands performs on the rings to win the silver medal in the men's final at the 40th World Artistic Gymnastics Championships in Stuttgart September 8, 2007. REUTERS/Wolfgang Rattay (GERMANY)

O ginasta holandês Yuri van Gelder foi expulso da Olimpíada por violar "gravemente" os regulamentos de sua delegação ao sair para beber à noite no Rio de Janeiro, depois de se classificar nas argolas, informou a equipe da Holanda.

O atleta, de 33 anos, saiu da Vila Olímpica na noite de sábado (6) para comemorar e só voltou nas primeiras horas da manhã de domingo (7), uma violação das regras no que diz respeito ao consumo de álcool e à saída da sede da delegação.

"Foi uma decisão muito difícil de tomar. É terrível para Yuri, mas este tipo de comportamento é inaceitável", disse o chefe da missão holandesa, Maurits Hendriks, em um comunicado divulgado na terça-feira (9). "Em termos esportivos é um desastre, mas não tivemos outra escolha, dada a violação de nossos valores."

A delegação da Holanda impôs regras de convívio rígidas a seus atletas. Van Gelder ainda não fez comentários sobre sua expulsão.

Van Gelder, campeão mundial nas argolas em 2005, já havia violado as regras anteriormente em um grande evento esportivo – em 2009, ele foi suspenso da União de Ginastas Holandeses por consumir cocaína três dias antes do campeonato nacional.

Em 2012, ele também perdeu uma seleção para os jogos de Londres após o resultado para o uso de cocaína dar positivo. Ele foi expulso do Exército da Holanda e ficou um ano suspenso no esporte.

(Com informações da Reuters)

LEIA TAMBÉM:

- #Rio2016: Michael Phelps conquista 21º ouro olímpico

- #ElasNaRio2016: Rebeca Andrade une ginástica artística e Beyoncé em apresentação maravilhosa na Olimpíada

- Lenda do judô, Geraldo Bernardes transforma pessoas como Rafaela em campeãs no esporte e na vida