NOTÍCIAS

#CloseCerto: Slogan de campanha do Ministério da Saúde contra HIV gera polêmica

30/07/2016 11:48 -03

lgbt

Tudo começou assim:

Mais tarde, já com as reclamações sobre a hashtag #CloseCerto tomando o Twitter, o Ministério da Saúde tweetou esta imagem:

Bem, a internet entrou em ação.

A campanha #CloseCerto é uma iniciativa do governo federal de educação sexual junto aos usuários do aplicativo de relacionamento Hornet. A ideia é promover, no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, ações online com informações sobre prevenção, teste e tratamento junto aos jovens LGBT sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis no Brasil.

O Hornet tem mais de 1 milhão de usuários no Brasil. E o ministério planeja enviar quatro mensagens inbox a todos os usuários informando sobre a ação entre 1º de agosto e 18 de setembro. O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nos últimos 10 anos, o HIV avançou no público jovem, de acordo com o Minstério da Saúde. No Brasil, em 2004, a taxa de detecção na faixa de 15 a 24 anos foi de 9,5 casos por 100 mil habitantes, com 3.419 casos notificados. Em 2014, foram 4.669 casos notificados, o que representa taxa de detecção de 13,4 casos por 100 mil habitantes. Houve um crescimento de 41% na taxa de detecção em 11 anos. Na população geral, a taxa de detecção em 2014 é de 19,7 casos a cada 100 mil habitantes.

Contudo, a associação direta do vírus com o público LGBT acabou gerando uma enxurrada de críticas.

Ainda dá tempo


As pessoas ficaram estressadas...


...Outros tentaram explicar o erro


Mas o estrago já estava feito


O ministério, então, tentou novamente...


E deu ruim, mesmo assim

LEIA TAMBÉM:

-

Esta ativista trans quer 'incomodar os acomodados e tranquilizar os aflitos'

- Ivete Sangalo: 'Gay não precisa ser ajudado, precisa de respeito'

- Celebrando o amor: Comercial para o Dia dos Pais da C&A tem filhos com dois pais

- HISTÓRICO! Modelo transexual Lea T vai participar da abertura da Olimpíada