NOTÍCIAS

60% dos brasileiros esperam mais prejuízos que benefícios com a Olimpíada, aponta Ibope

27/07/2016 09:42 -03 | Atualizado 27/07/2016 09:42 -03

olympics beach rio de janeiro

A maioria dos brasileiros está pessimista com os Jogos Rio 2016 e acredita que a Olimpíada trará mais prejuízos do que benefícios ao Brasil, de acordo com uma pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, a nove dias de cerimônia de abertura do evento.

Segundo o levantamento, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, 60% dos entrevistados esperam mais prejuízos para o país em consequência dos Jogos, enquanto 32% confiam em mais benefícios com a Olimpíada, que tem um orçamento de cerca de R$ 40 bilhões.

Em comparação com a Copa do Mundo de 2014, 43% estavam otimistas antes do evento com os resultados da competição para o país, enquanto 40% estavam pessimistas, de acordo com o jornal.

Por outro lado, os brasileiros também estão mais preocupados com a organização da Olimpíada do que com o sucesso esportivo do país nas competições, segundo o levantamento do Ibope, que ouviu 2002 pessoas em todo o país entre 14 e 18 de julho.

Para 59%, o mais importante é que os Jogos sejam um sucesso, enquanto 31% acham que o Brasil estar bem colocado no quadro de medalhas é mais importante. Na Copa, 51% achavam mais importante o título, enquanto apenas 24% viam o sucesso do evento como a prioridade.

Outra pesquisa publicada este mês, pelo instituto Datafolha, apontou que a rejeição aos Jogos do Rio dobrou de 2013 para 2016 e chegou a 50% da população brasileira, mediante uma mudança de cenário econômico no país, que enfrenta a pior recessão econômica em décadas, uma grave crise política e também em meio às investigações de corrupção da operação Lava Jato, que envolvem empreiteiras diretamente envolvidas nas obras olímpicas.

LEIA TAMBÉM:

- Medo de vaia? Dilma, Lula e FHC dizem que NÃO vão à abertura da Olimpíada

- Não eram só 'ajustes'? Metade dos prédios da Vila Olímpica não estão prontos

- Caótica e inabitável. Delegações internacionais detonam Vila Olímpica às vésperas dos jogos