NOTÍCIAS
22/07/2016 16:28 -03

8 tweets que provam que nenhum homem deveria sentir vergonha da depressão

depressão

Como homem, mostramos nossos sentimentos do nosso próprio jeito. Gostamos de estar no controle das nossas emoções (ou pelo menos parece que gostamos); queremos ser vistos como fortes e estáveis.

É uma expectativa cultural que aprendemos ao crescer, de acordo com o Dr. John S. Ogrodniczuk, professor de psicoterapia na Universidade de British Columbia. “O chavão ‘Homens não choram’ prevalece”, escreveu ele em um estudo de 2011 sobre o tema.

Mas para milhões de homens que sofrem com depressão, estas expectativas podem fazer com que a vida seja bem difícil. É por isso que organizações como o Heads Up Guys (Caras de Cabeça Erguida, em tradução livre), baseada em Vancouver, estão divulgando a ideia que a depressão não é sinal de fraqueza — ao contrário, “[é] fato. Homens ficam deprimidos.“

Eles querem dissipar conceitos equivocados sobre a depressão, tal como o fato da condição ser um sinal de fraqueza, que mostra pouca masculinidade ou outras ideias sobre a experiência de ser “homem de verdade”. Na verdade, a depressão é uma doença real e tem tratamento; a tristeza é uma emoção que todos sentem, inclusive homens.

A verdadeira força está em enfrentar seus desafios e assumir o controle da sua vida — e pode incluir terapia, remédios e uma prática de meditação mindfulness, ou atenção plena, entre outras coisas.

A depressão, uma das doenças mentais mais comuns nos Estados Unidos e que lidera a aflição para adultos e adolescentes entre 15 a 44, é apenas um dos temas que estamos observando durante a Semana Nacional de Saúde Masculina.

Apenas saiba disso: você não está sozinho.

E o Twitter sabe. Com hashtags como #EuNãoTenhoVergonha, #OqueVocêNãoVê e #DoenteMasFracoNão, os homens estão tuitando suas experiências e provando que a depressão não é motivo para sentir vergonha.

#eunãotenhovergonha que minha TEPT surgiu após realizar um serviço honroso. Tenho vergonha das pessoas que afirmam que não é real ou que eu sou só um covarde.

#OqueVocêNãoVê é como sou extremamente grato quando as pessoas me aceitam apesar de qualquer dificuldade que tenha.

#QuandoPensonasDoençasMentais Agradeço pelo poder do conflito que suportei pois me deu uma perspectiva que eu nunca teria tido.

#EuNãoTenhoVergonha dos meus problemas de #saúdemental. Sobreviver Duas Depressões significa que eu sou duas vezes foda #Depressão pode existir! #AcabecomOEstigma

#Eunãotenhovergonha de falar sobre as doenças mentais porque posso usar minhas experiências para ajudar os outros

#DoenteNãoFraco @DoenteNãoFraco @timesemvergonha#eunãotenhovergonha @lutadoresdeestigma A vida é uma jornada não um destino

#OQueVocêNãoVê As histórias por trás das cicatrizes

#QuandoPensoemDoençasMentais Eu lembro que não é algo que você pode ver, então seja amável com todos porque você nunca sabe o que eles estão sentindo.

TRADUÇÃO: SIMONE PALMA

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- ‘Mas você não parece estar deprimido': 22 relatos sobre o que não está visível na depressão

- ‘Diário da Mente' oferece um lugar seguro para que os homens se abram sobre suas emoções

- Quando termina a tristeza e começa a depressão?