NOTÍCIAS
20/07/2016 11:55 -03

Parlamentares franceses aprovam extensão do estado de emergência após ataque em Nice

ALAIN JOCARD via Getty Images
An armed French Naval Fusilier, part of Operation Sentinelle, patrols near the Notre Dame cathedral in Paris on July 20, 2016. / AFP / ALAIN JOCARD (Photo credit should read ALAIN JOCARD/AFP/Getty Images)

Parlamentares franceses aprovaram nesta quarta-feira uma extensão de seis meses no estado de emergência após o ataque da semana passada na cidade de Nice, o terceiro ataque mortal em 18 meses reivindicado pelo grupo militante Estado Islâmico no país.

O governo socialista do presidente François Hollande continua sob pressão devido à segurança, e o chefe do governo regional de Nice pediu um inquérito sobre a atuação policial na noite do ataque, em que um franco-tunisiano jogou um caminhão sobre uma multidão deixando 84 mortos.

A extensão de poderes extras de busca e apreensão para a polícia foi aprovada por 489 votos contra 26 na Assembleia Nacional da França, câmara baixa do Parlamento.

O primeiro-ministro Manuel Valls, vaiado pelo público em cerimônia de homenagem às vítimas na segunda-feira e criticado pela oposição pelo ataque, pediu por unidade nacional ao apresentar o projeto de lei emergencial durante a noite.

"Precisamos nos manter unidos e focados porque precisamos ser fortes em face desta ameaça", disse