LGBT

Parada Gay canadense tem pela 1ª vez um primeiro-ministro em exercício

03/07/2016 20:14 BRT | Atualizado 03/07/2016 20:14 BRT
Getty Images

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, participou da marcha do Dia do Orgulho Gay, em Toronto, que contou com mais de 1 milhão de pessoas neste domingo (3).

Esta foi a primeira vez na história que um primeiro-ministro canadense em exercício participa da marcha. Sua presença foi confirmada em fevereiro deste ano.

Segundo a agência EFE, antes da passeata, Trudeau esteve em uma cerimônia religiosa do reverendo Brent Hawkes, um dos maiores ativistas religiosos em favor dos direitos da comunidade LGBT do Canadá.

Trudeau participou do ofício junto com a primeira-ministra de Ontário, Kathleen Wynne e o prefeito de Toronto, John Tory. Eles chegaram a dançar "Born This Way", de Lady Gaga, em homenagem à marcha do Orgulho Gay.

Também neste domingo, o primeiro-ministro ainda afirmou às TVs locais que o Canadá está estudando usar um "gênero neutro" entre as opções na carteira de identidade. Sem dar detalhes, Trudeau disse que está explorando "o melhor caminho" e estudando as jurisdições, segundo a Reuters.

A marcha do Dia do Orgulho Gay em Toronto, considerado um dos maiores e mais importantes eventos do continente americano, começou com um minuto de silêncio em memória das vítimas do massacre da boate Pulse, em Orlando, Estados Unidos.

LEIA MAIS:

- Canadá vai propor lei para descriminalizar consumo recreativo de maconha