NOTÍCIAS

Temer diz que posto da frase 'não fale em crise, trabalhe' não teria falido em seu governo

30/06/2016 17:50 BRT | Atualizado 30/06/2016 17:50 BRT
Ueslei Marcelino / Reuters
Brazil's interim President Michel Temer smiles during a meeting with business leaders at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, June 8, 2016. REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente em exercício, Michel Temer, lembrou a citação que fez a um posto de gasolina com a frase "Não fale em crise, trabalhe" em sua posse e disse que o empreendimento não teria falido se fosse na sua gestão.

Em discurso a empresários no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (30), o peemedebista lembrou do episódio da posse e de reportagens feitas dias depois, que revelaram o que o posto faliu.

"Quando eu disse isso - não fale em crise, trabalhe - , a imprensa foi ao local e verificou que o posto de gasolina, não os demais estabelecimentos comerciais, havia falido. (…) A informação é verdadeira, correta, mas hoje, quando eu vejo esse entusiasmo aqui presente - e nós estamos com 45 dias de governo - eu digo: "Interessante, faliu por causa do sistema econômico anterior. No sistema econômico atual ninguém irá à falência", afirmou Temer, em uma referência ao governo da presidente afastada, Dilma Rousseff.

O painel afixado à beira da rodovia Castelo Branco, na altura do quilômetro 68, em Mairinque (a 70 km de São Paulo), fica em um posto desativado. Na parada de caminhoneiros também funcionam pequenos negócios, como uma oficina mecânica, sem grande movimento.

Quem mandou pintar a frase foi João Mauro de Toledo Piza, 71 anos, que aluga o espaço para pequenos comerciantes, de acordo com a Folha de São Paulo. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, ele está preso desde março deste ano no município de Guareí (SP).

Em 2012, João atirou em um rapaz e foi condenado a oito anos de prisão por tentativa de homicídio. No ano anterior, ele foi acusado de vender combustível adulterado em seu posto, o Doninha.

No discurso de posse, em 13 de maio, Temer falou da frase como uma inspiração para o novo governo.

"Há pouco tempo, eu passava por um posto de gasolina, na Castelo Branco, e o sujeito botou uma placa lá: 'Não fale em crise, trabalhe'. Eu quero ver até se consigo espalhar essa frase em 10, 20 milhões de outdoors por todo o Brasil, porque isso cria também um clima de harmonia, de interesse, de otimismo, não é verdade?".

LEIA TAMBÉM

- Dilma diz que Cunha é ameaça 'integral' a Temer e elogia soltura de ex-ministro Paulo Bernardo

- Judiciário terá aumento de 41%. Bolsa Família foi reajustado. E o governo Temer prometeu cortar gastos...

- De olho no impeachment, Temer vai até em aniversário de senador indeciso