MULHERES

Heineken quebra com estereótipo machista de que mulher não gosta de futebol e dá lição em homens (VÍDEO)

06/06/2016 11:26 BRT | Atualizado 06/06/2016 11:26 BRT

Dois anos depois de ter sido duramente criticada por uma campanha machista e sexista para Liga dos Campeões de 2014, a Heineken parece ter aprendido a lição.

A marca de cerveja holandesa fez uma propaganda genial para a Champions League de 2016. A mensagem é simples e ainda prega uma peça em homens que se acham muito espertos e gostam de mentir para suas companheiras mulheres.

O vídeo se passa em São Paulo e mostra três casais desconhecidos em um bar. Os homens abrem o menu e nele há uma mensagem dizendo: "Que ficar livre para ver a final da UEFA Champions League numa festa da Heineken? Dê para sua mulher (sic) um fim de semana neste spa" - e logo abaixo o convite.

Em seguida os homens exercem todo seu cinismo e mentem para as namoradas ao contar que compraram um pacote de quatro dias de spa para elas: "Você está muito carregada, precisa de uns dias para você", "eu te respeito e penso em você", "eu pesquisei muito [sobre este spa], foi muito difícil".

Um deles ainda se mostra bastante machista, falando para a namorada "Olha como você está estressada!", quando ela perguntou, em tom de brincadeira e sorrindo: "Você vai me despachar?".

5

Logo em seguida, o vídeo corta para o dia da final e faz questão de mostrar a felicidade dos três rapazes, como se fossem verdadeiros vencedores, no ápice de sua esperteza.

6

E eis que antes do início do jogo o telão mostra uma mensagem para eles: "Curtam a final assim como suas mulheres (sic) estão curtindo o spa" -- e as três mulheres aparecem na filmagem com roupões.

7

Porém elas dão uma recado que eles não esperavam, já que, na verdade, ganharam ingressos para a final da Liga dos Campeões em Milão e não para um spa:

9

A reação dos três é hilária, porque mostra como o ar de esperteza deu lugar à completa frustração.

8

1

Com esta propaganda a Heineken levanta mais do que a questão da mulher também gostar de futebol e a quebra do sexismo em dividir assuntos e preferências por gênero.

A marca também dá a dica para que homens parem de tentar enganar suas companheiras, com mentiras tolas para se verem "livres" delas.

Honestidade é uma das premissas mais básicas para um relacionamento saudável -- e, quem sabe, pode te levar à final da Liga dos Campeões.

10

LEIA MAIS:

- 'Nenhum sangue vai nos parar!': Este comercial de absorventes destrói qualquer tabu sobre menstruação (VÍDEO)

- Adidas ARRASOU ao decidir escalar apenas modelos negros em nova campanha

- Este é o tipo de propaganda publicitária que não queremos mais ver