NOTÍCIAS

❤ Panda gigante raro nasce em zoológico da Bélgica ❤

02/06/2016 11:12 -03 | Atualizado 02/06/2016 11:12 -03
China Daily China Daily Information Corp - CDIC / Reuters
Mother giant panda Aibang is seen with her newborn cub at a giant panda breeding centre in Chengdu, Sichuan Province, China, May 6, 2016. China Daily/via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. EDITORIAL USE ONLY. CHINA OUT. TPX IMAGES OF THE DAY

Um filhote de panda gigante nasceu em um zoológico da Bélgica nesta quinta-feira (2), um acontecimento raro para uma espécie ameaçada de extinção que tem menos de 2.000 exemplares no mundo.

O filhote macho e saudável da panda Hao Hao, de 6 anos, e de seu parceiro, Xing Hui, nasceu nas primeiras horas do dia no parque Paira Daiza.

O filhote rosado e sem pelos pesava apenas 171 gramas. A gravidez "provável" de Hao Hao foi anunciada só duas semanas atrás e causou apreensão até a confirmação da presença do pequeno feto.

O panda, que ainda não tem nome, emergiu parecendo "uma linguiçinha rosa" e deu um grito alto antes de Hao Hao o pegar com a boca, contou o diretor do zoológico, Tim Bouts.

A mãe e o filho passam bem, disse, "mas ainda estamos em um período arriscado".

O zoológico, no qual o casal vive desde 2014 mediante um acordo com as autoridades chinesas, cooperou com especialistas da China, país de origem, dos animais para inseminar artificialmente a panda fêmea.

A entidade ambientalista WWF disse que um levantamento de 2014 encontrou 1.864 pandas gigantes vivendo em seus habitats naturais, quase o dobro da cifra do final dos anos 1970 e 17% a mais do que na última década.