NOTÍCIAS

Donald Trump conquista apoio internacional... da Coreia do Norte

01/06/2016 11:17 BRT | Atualizado 01/06/2016 11:17 BRT
Reuters

A Coreia do Norte apoiou o provável candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, que foi descrito por um site do governo norte-coreano como "um candidato presidencial presciente" que pode libertar norte-americanos que vivem diariamente com medo de um ataque nuclear.

Um coluna divulgada nesta terça-feira pelo DPRK Today, um dos veículos do recluso e dinástico Estado, descreveu Trump como um "político sábio" e a escolha certa para eleitores norte-americanos na eleição presidencial dos EUA, em 8 de novembro.

A coluna descreveu sua mais provável oponente, a democrata Hillary Clinton, como "Hillary cabeça-dura" pela proposta de aplicar o modelo de sanções, como no Irã, para resolver a questão de proliferação de armas nucleares na península coreana.

Trump, ao contrário, disse à Reuters que está preparado para conversar com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, para tentar parar o programa nuclear de Pyongyang, e que a China também deve ajudar a solucionar o problema.

A Coreia do Norte, conhecida oficialmente como República Popular Democrática da Coreia, está sob sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) por seus recentes testes nucleares. A Coreia do Sul e Estados Unidos dizem que pedidos de diálogo não têm sentido até que o país tome passos para acabar com suas ambições nucleares.

O DPRK Today também disse que a sugestão de Trump para que os EUA retirem suas tropas da Coreia do Sul até que Seul pague melhor é o caminho para alcançar a unificação coreana.

O DPRK Today é um dos muitos sites administrados pela isolada Coreia do Norte, embora sue conteúdo não seja sempre manipulado pela principal mídia estatal.