MUNDO

Foto mostra o desespero de imigrantes durante naufrágio de barco

25/05/2016 22:09 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02
Anadolu Agency via Getty Images
SICILIAN STRAIT, MEDITERRANEAN SEA - MAY 25: Migrants in an overcrowded boat, which was about to capsize, are rescued by Bettica and Bergamini ships of Italian Navy at Sicilian Strait, between Libya and Italy, in Mediterranean sea on May 25, 2016. The Italian Navy saved around 500 migrants as they found dead bodies of seven migrants in the sea during the operations. (Photo by Italian Navy / Marina Militare/Anadolu Agency/Getty Images)

Um grande barco pesqueiro de madeira superlotado de imigrantes naufragou na costa da Líbia, informou a Marinha da Itália nesta quarta-feira, e 562 pessoas foram resgatadas e cinco foram encontradas mortas.

Fotos mostram a embarcação azul adernando violentamente antes de virar, lançando imigrantes no mar. O desespero dos imigrantes é evidente. Alguns conseguiram subir no casco do barco de ponta-cabeça, e outros nadaram até botes salva-vidas ou rumo ao barco da Marinha.

Nadadores da Marinha também puxaram imigrantes com coletes salva-vidas para dentro de sua embarcação, de acordo com imagens da Marinha. Mulheres com lenços de cabeça e crianças estão entre os resgatados, mas não foram informados detalhes sobre a nacionalidade dos imigrantes.

O barco de patrulha da Marinha da Itália, batizado de Bettica, viu que o pesqueiro estava em dificuldades e se aproximou para entregar coletes, mas antes que pudesse iniciar um resgate o barco virou devido ao movimento súbito dos passageiros, disse um comunicado.

Vários botes de borracha motorizados estão sendo usados nas operações de resgate, e a fragata da Marinha Bergamini ativou um helicóptero.

O número de barcos na região aumentou intensamente nesta semana, graças ao clima quente e aos mares calmos. A Guarda Costeira italiana disse que 5.600 imigrantes foram resgatados na segunda e na terça-feiras, e as autoridades temem que os números aumentem à medida que as condições do tempo melhorarem.

LEIA TAMBÉM:

- Refugiadas e Mães: 5 histórias que vão te emocionar

- Especialista detalha vulnerabilidades do Brasil ante uma ameaça do Estado Islâmico

- Panama Papers: Entenda tudo sobre o maior vazamento de informações da História