NOTÍCIAS

#BoicoteAquarius: Campanha no Twitter propõe boicote a novo filme de Kleber Mendonça Filho

18/05/2016 16:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02
Yves Herman / Reuters
Director Kleber Mendonca Filho (R) and cast members Maeve Jinkings (3rdL), Sonia Braga (C), producer Emilie Lesclaux (2ndR) and team hold placards to protest against the impeachment of suspended Brazilian President Dilma Rousseff on the red carpet as they arrive for the screening of the film "Aquarius" in competition at the 69th Cannes Film Festival in Cannes, France, May 17, 2016. REUTERS/Yves Herman

O filme brasileiro Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho – de O Som ao Redor (2012) – tem causado furor, desde que foi exibido no Festival de Cannes na última terça-feira (17).

Tanto o diretor quanto a atriz principal do longa, Sonia Braga, e elenco, protestaram no tapete vermelho contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e contra o governo interino de Michel Temer (PMDB).

Eles levantaram placas que se referem à chegada de Temer ao poder como um "golpe" e que os 54 milhões de votos que reelegeram Dilma em 2014 foram "queimados". Aquarius concorre à Palma de Ouro, na principal competição do festival.

Nesta quarta (18), a hashtag #BoicoteAquarius tem feito o Twitter ferver com mensagens contra o filme de Mendonça.

Além de propôr um boicote, os manifestantes têm expressado apoio ao impeachment de Dilma e repúdio à autorização que a obra recebeu para captar, via Lei do Audiovisual, R$ 2,9 milhões (por ora, a quantia não foi recebida, e o prazo para tanto é 31/12/2017).

O longa venceu também um edital de R$ 1 mi do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recebeu fomento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O perfil de Braga no Facebook tem recebido várias críticas e mensagens de apoio ao boicote também.

Veja alguns tuítes abaixo:

O longa

Aquarius é o primeiro longa-metragem que representa o Brasil na disputa pela Palma de Ouro desde 2008, quando Walter Salles e Daniela Thomas concorreram por Linha de Passe.

A crítica internacional presente em Cannes é só elogios ao filme de Mendonça: e já o cota como forte candidato ao prêmio. A atuação de Braga também tem recebido diversos elogios – ela tem sido cotada para vencer o prêmio de melhor atriz.

Após a primeira exibição de Aquarius na quarta, a plateia aplaudiu por dez minutos, enquanto diretor e elenco, emocionados, se cumprimentavam e manifestantes mostravam faixas contra o impeachment:

Dilma se manifestou no Twitter, agradecendo o apoio:

Pessoas contrárias ao boicote usaram a mesma hashtag para se manifestar:

Em 69ª edição, o Festival de Cannes se encerra e entrega seus prêmios no domingo (22), após 11 dias de duração. O presidente do júri deste ano é o australiano George Miller, diretor de Mad Max: Estrada da Fúria (2015).

Além de Aquarius, o Brasil é representado na mostra de curta-metragens, com A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria.

LEIA MAIS

- Em Cannes, Woody Allen só oferece uma coisa às acusações de abuso sexual: O silêncio

- Em três dias úteis, governo Temer mostra incoerência e pede paciência

- Procura-se mulher para assumir Secretaria da Cultura. Tratar com: Michel Temer