ENTRETENIMENTO
22/04/2016 21:28 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Clarice Lispector concorre a novo prêmio literário em Nova York

Reprodução

Já é possível dizer que Clarice Lispector tomou seu lugar entre os apreciadores da literatura nos Estados Unidos.

O livro The Complete Stories ("as histórias completas", em português), publicado pela New Direction em agosto deste ano, reúne cinco romances da escritora em 640 páginas, tem edição de Benjamin Moser e tradução de Katrina Dodson.

E ele acabou escolhido como um dos 100 melhores livros de 2015 pelo The New York Times.

Agora é a vez da publicação se tornar um dos 10 finalistas do Best Translated Book Award (prêmio de melhor livro traduzido), promovido pelo Three Percent, programa da Universidade de Rochester, no estado de Nova York, voltado para tradução de obras literárias.

clarice lispector

Clarice vai concorrer na categoria ficção com a italiana Elena Ferrante, a mexicana Valeria Luiselli e o angolano José Eduardo Agualusa. A lista surgiu após a análise de 570 títulos publicados nos EUA no ano passado.

Outra brasileira, a poeta Angélica Freitas, vai concorrer na categoria poesia com o livro Rilke Shake. Angélica concorrerá com a argentina Silvina Ocampo, a chinesa Liu Xia, além de outros três livros.

O prêmio, feito em parceria com a Amazon Literary Partnership, paga US$ 5 mil para o autor e para o tradutor. O anúncio dos vencedores será feito no dia 4 de maio.

LEIA MAIS:

- Livro de Clarice Lispector é eleito um dos melhores de 2015 pelo New York Times

- J.K. Rowling vence prêmio PEN por defender liberdade de expressão e ajudar mulheres e crianças

- Os 20 livros que as pessoas mais fingem ter lido