NOTÍCIAS

'Não vai ter golpe': Manifestantes acompanham impeachment em clima tenso e comemoram votos contra

17/04/2016 18:06 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Paulo Pinto/Agência PT

No centro de São Paulo, milhares de manifestantes acompanham, com apreensão, a votação da continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O Vale do Anhagabaú concentra os manifestantes contrários ao impeachment. Telões exibem, em tempo real, a votação na Câmara dos Deputados. Cada voto contra é celebrado como uma vitória.

Assim que a votação começou, todos pararam de cantar os gritos de guerra e balançar as bandeiras. Com as mãos pro alto, a cada voto contra o impeachment, os manifestantes festejam.

Antes de começar a votação, o presidente da CUT, Douglas Izzo, prometeu que caso o processo seja aprovado, a categoria vai convocar uma greve geral. "Nós não vamos parar até essa tentativa de golpe ter um fim', disse.

A coordenação da manifestação contra o Impeachment cogitou retirar o áudio da transmissão enquanto a região Sul vota. "Está muito triste ver esse placar", alegou o apresentador. Mas os manifestantes reclamaram e o áudio foi retomado.

impeachment dilma rousseff

Nos bares, tanto na Paulista como no Anhangabaú, as transmissões dos jogos de futebol deram lugar à transmissão da votação. "Não quero nem saber de futebol hoje. Quero é saber do meu País", disse Carlos Macedo, de 31 anos.

Eduardo Leite acompanhava a votação com uma tabelinha:

Enquanto a votação transcorria, dois manifestantes da CUT foram detidos pela polícia por picharem no Vale do Anhangabaú. Eles escreviam "Não ao golpe".

manifestações impeachment dilma

As manifestações favoráveis ao impeachment ocorrem na avenida Paulista. Segundo estimativas das autoridades locais publicadas pelo G1, 39 cidades registram atos pró-Dilma, e 82 contra a presidente.

Ato final contra o impeachment

LEIA MAIS:

- Governo e oposição brigam até último momento pelos votos dos indecisos sobre impeachment

- 'Fora, Dilma': Votação de impeachment tem clima de torcida de Copa do Mundo

- Cunha avisa: Há outros 10 pedidos de impeachment contra Dilma na fila