MULHERES

Uber 'só para as mulheres', Chariot for Women começará a operar nos Estados Unidos

11/04/2016 13:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Divulgação/Getty Images

Uma empresa vai lançar neste mês um "Uber para mulheres". Chamado de Chariot for Women, o aplicativo restringe os postos de motoristas e solicitações de serviços apenas às mulheres.

A ideia é possibilitar um serviço mais seguro tanto para as motoristas quanto para as passageiras, segundo os co-fundadores Michael e Kelly Pelletz.

Michael, que já foi motorista do Uber, disse ao site da ABC News que ouvia muitas histórias relacionadas à falta de segurança das mulheres que utilizavam aplicativos de motorista ou de táxi.

"Nós estamos fazendo isso porque existe uma grande desigualdade quanto à segurança. As mulheres de todo o mundo são perseguidas e agredidas por condutores do sexo masculino. Em meus oito meses como motorista do Uber, nunca ouvi qualquer reclamação de passageiros homens", disse Pelletz ao TechCrunch.

Segundo Michael, a premissa é a mesma de outros aplicativos de serviços similares. O que muda são os mecanismos de segurança. "Criamos ferramentas que garantem a segurança da mulher, o que outros aplicativos se esqueceram de fazer".

Além de só aceitar mulheres, a cada corrida solicitada, o aplicativo gera um código para que motorista e passageira chequem antes de iniciar o serviço. A identidade das motoristas também estarão disponíveis no app.

Crianças de até 13 anos e transgêneros também poderão utilizar o aplicativo. Outra promessa do serviço é doar 2% das taxas cobradas para ONGs e projetos que auxiliem mulheres.

O aplicativo será lançado ainda neste mês em Boston. O próximo passo é lançá-lo em outras cidades dos Estados Unidos. "Nós esperamos que outras companhias sigam os nossos passo e dê mais importância à segurança [das mulheres]. Por agora, isto não existe", disse Pelletz.

LEIA MAIS:

- #FreeKesha: Kesha perde mais uma fase do processo de estupro e agressões psicológicas de Dr. Luke, seu produtor

- As leis mais misóginas do mundo