ENTRETENIMENTO

Milagre da multiplicação: 'Os 10 Mandamentos' bate recorde de bilheteria (com salas vazias)

11/04/2016 13:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Divulgação

Versão cinematográfica da novela da Record, Os Dez Mandamentos bateu recorde de bilheteria neste fim de semana e tornou-se o filme com mais ingressos vendidos no Brasil - desde a criação da Embrafilme, em 1970.

Baseada nos dados do site especializado Filme B, a distribuidora Paris Filmes informou à Folha de S. Paulo que foram vendidos até agora 11,205 milhões de ingressos. O recordista anterior era Tropa de Elite 2, de José Padilha, com 11,146 de bilhetes vendidos em 2010.

Um grande feito para um filme nacional.

No entanto, ao que tudo indica, o longa bíblico não levou nem de longe essa quantidade de espectadores às salas de cinema. Desde a estreia, o filme tem tido sessões esgotadas com lugares vagos - o que tem colocado em debate a chamada multiplicação dos bilhetes.

Essa multiplicação diz respeito à campanha ambiciosa da Igreja Universal - liderada pelo bispo Edir Macedo, também dono da Record – de solicitar que fieis mais abastados comprem ingressos para aqueles que podem não ter condições de fazê-lo.

Ao jornal, Marcio Fraccaroli, diretor da Paris Filmes, fez um comentário sobre essa questão:

"[Houve] alguma coisa de filantropia, mas só no começo da distribuição do filme. Algumas pessoas ganharam convite e não apareceram, a gente entendeu isso como uma coisa natural. Houve de tudo. Gente que comprou sem ser evangélico, em grupo e igrejas que se organizaram e foram assistir."

No Twitter, diversas pessoas, ligadas ou não à igreja evangélica, afirmam terem sido abordadas nas últimas semanas com ingressos gratuitos para assistirem ao filme: