NOTÍCIAS

Igreja Luterana da Noruega aprova casamento gay ❤

11/04/2016 15:02 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
AFP via Getty Images
Participants of the lesbian, gay, bisexual and transgender (LGBT) 'Euro Pride' parade march through the city with rainbow flags in Oslo, Norway on June 28, 2014. AFP PHOTO / NTB SCANPIX / BENDIKSBY TERJE +++NORWAY OUT+++ (Photo credit should read Bendiksby, Terje,Bendiksby, Terje/AFP/Getty Images)

A Igreja Luterana da Noruega aprovou, nesta segunda-feira (11), o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No ano passado, segundo a Reuters, a Igreja Protestante da França passou a permitir que casais gays recebessem a benção, assim como a Igreja Presbiteriana dos EUA.

A votação foi feita na conferência anual da instituição, e entre 115 representantes, 88 delegados votaram em favor da causa.

"Finalmente nós podemos celebrar o amor independente de quem se apaixonar por quem", disse Gard Sandaker-Nilsen, líder de uma campanha a favor da mudança nas regras.

De acordo com as novas regras, que valem formalmente a partir de janeiro do ano que vem, os padres que não concordarem com a união, podem se abster de celebrar o enlace.

A Noruega permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo desde 2009, mas foi o segundo país do mundo - depois da Dinamarca - e permitir o registro de uniões homossexuais, em 1993.