ENTRETENIMENTO

Ao que tudo indica, nova temporada do 'Zorra' estreia na Globo com humor antenado (e de olho na internet)

08/04/2016 17:40 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

O Zorra estreia nova temporada neste sábado (9) na Rede Globo. Há 16 anos no ar, o humorístico foi totalmente reformulado em 2015. Os personagens fixos e seus bordões diminuíram, dando lugar a uma comédia com situações do cotidiano.

O chamado "humor inteligente" do novo programa ganhou aprovação da crítica, conquistou bons números de audiência e repercutiu nas redes sociais. Esquetes como Dentista, Perfume e Festival do Coxinha viralizaram na internet, provocando discussões entusiasmadas.

A convite da Globo, o HuffPost Brasil assistiu ao lançamento da segunda temporada da sitcom, que ocorreu em uma coletiva de imprensa nesta semana no Rio de Janeiro.

Depois de ver cenas inéditas da atração e conversar com o elenco e roteiristas, ficamos ansiosos (de verdade!) para acompanhar a nova temporada do Zorra na TV. A seguir, você fica sabendo por quê:

O humor reflete a imagem dos brasileiros

elenco

Redator final do programa e também um dos responsáveis pelo excelente Tá no Ar, Marcius Melhem destaca que a maior característica dessa nova fase do programa é a comédia com situações que os brasileiros enfrentam no dia a dia. E o conteúdo e forma dessas piadas têm sido pensados para irem além da TV:

“A gente quer fazer um humor que se conecte com a sociedade de várias formas, tanto na TV quanto nas redes sociais. Procuramos criar formatos que façam os vídeos se espalharem por diferentes plataformas. Queremos dialogar com que está acontecendo nesse país. A gente quer que a sociedade brasileira se sinta de alguma forma representada ali. Esperamos que ela veja que a vida dela está na tela.”


As piadas são com o opressor e não com o oprimido

marcius

É sabido que a comédia na TV brasileira é marcada por piadas e personagens que ridicularizam os negros, a comunidade LGBT e que enquadram as mulheres em estereótipos. Hoje os tempos são outros e há na internet uma militância forte que reclama por melhor representatividade dessas e de outras minorias políticas.

A equipe do Zorra parece estar ciente desse novo cenário e quer jogar junto com a militância. Para Marcius Melhem, o Brasil vive um momento sério de intolerância em que essas questões devem ser tratadas com atenção.

“É importante você não alimentar a intolerância e jogar na contramão disso. É possível você fazer piada tendo o gay como o tema, mas sabendo de que lado você se coloca da piada. É legal zoar o homofóbico. É legal você não oprimir quem já é oprimido. E sim jogar contra o poderoso. No Zorra, a gente faz muita cena ridicularizando o quanto as pessoas tomam conta das vida de outras pessoas. Isso é um tema pra nós muito forte. Todo dia a gente cria uma cena com gente ou instituições que querem dizer o que é melhor para a sua vida.”


É comédia de TV com cara de internet

elenco 2

Talvez o grande trunfo dessa nova fase do humorístico seja seu flerte com linguagem de internet. Assim como o bem-sucedido Tá no Ar, o novo Zorra tem rompido com as barreiras da TV e virado assunto recorrente na web.

Uma das explicações para esse sucesso nas redes sociais está no corpo de roteiristas formado também por profissionais que entendem o dinamismo do universo digital.

O casal Nelito Fernandes e Martha Mendonça, criadores do site humor Sensacionalista, é formado por dois profissionais que dão "toque digital" ao humorístico. Há muita coisa em comum entre os dois projetos em que o casal está envolvido. Fernandes explica:

“No Sensacionalista, a gente começa o dia se perguntando: ‘do que as pessoas estão falando hoje?’ E no Zorra também. Sendo que o hoje do Zorra é num sentido mais amplo, da contemporaneidade. Qual é o nosso tempo? O que o nosso tempo está discutindo? Quais são os nossos hábitos? Quais são os nossos costumes? Porque o Sensacionalista é um jornal que retrata o dia a dia. E o Zorra retrata nossa história. Daqui a alguns anos, quando você assistir esse Zorra, vai ser capaz de saber o que era hábito neste nosso tempo de agora.”


Está com o elenco reforçadíssimo

otavio

Alta qualidade é pouco para se referir ao elenco do Zorra. Estão nele grandes nomes da TV brasileira, como Paulo Silvino, Antonio Pedro, Agildo Ribeiro, Roberto Guilherme, Tony Tornado e José Santa Cruz. O respeito e admiração da equipe pelos veteranos são notórios. Durante o evento, a atriz Fabiana Karla fez questão de ressaltar:

“Eles são nossas relíquias, nossos mestres”.

Mas nem só de medalhões vive um humorístico, não é mesmo? Nessa nova temporada, o elenco foi também reforçado por outras figuras também conhecidas do grande público, incluindo os atores Otávio Muller, Érico Brás e Maria Clara Gueiros.


E tem a Dani Calabresa (que é simplesmente SENSACIONAL)

dani

Reforço do novo Zorra desde a mudança geral no ano passado, Dani Calabresa roubou a cena durante a coletiva, disparando piadas com atores e improvisando entrevistas com a equipe. Para ela, o programa está em sua melhor fase, mais moderno - assim como a emissora que o abriga:

“Eu vi o que o Marcius e o Adnet estavam fazendo no Tá no Ar quando eu não estava na Globo e eu pensava: 'Meus Deus, eu preciso ir pra lá, eu quero fazer isso'. Porque é uma linguagem parecida com o que a gente fazia no Comédia MTV. A Globo deu uma modernizada na linguagem de humor. Soltou a rédea. A gente está com muito mais liberdade para sugerir piadas modernas, improvisos. Estou muito feliz.”

A segunda temporada do novo Zorra estreia neste sábado (9), às 22h05, na Globo.

* O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da TV Globo.

13 estrelas da nova temporada de 'Zorra'

LEIA MAIS:

- O fim de 'A Grande Família' fez bem a Marco Nanini

- 8 lições que aprendemos com as tretas do Big Brother Brasil 16