NOTÍCIAS
07/04/2016 14:44 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Diário da Merenda: Página no Facebook divulga fotos de refeições servidas em escolas públicas brasileiras

Reprodução Facebook

Você sabe o que é servido para as crianças e adolescentes que frequentam escolas públicas em todo o Brasil? Uma página no Facebook chamada Diário da Merenda tem como objetivo mostrar exatamente isto -- o que os jovens comem na escola.

A página foi criada em agosto do ano passado e ganha cada vez mais seguidores. Diariamente, são divulgadas fotos de merendas escolares e o resultado geralmente não é nada bom: comidas sem valor nutricional, extremamente industrializadas e sem variedade de frutas, verduras e proteínas.

E.E. Prof. Gabriel Ortiz, zona leste de São Paulo10:20 AMBolacha e café com leite#diariodamerenda

Posted by Diário da Merenda on Friday, 11 March 2016

E.E. José Maria Matosinho, em Campinas - São Paulo9:30 AMLeite rosa, barra de cereal e bolacha água e sal integral#diariodamerenda

Posted by Diário da Merenda on Wednesday, 23 March 2016

E.E. Prof. Gabriel Ortiz - São Paulo10:20 AMBolo, achocolatado e abacaxi#diariodamerenda

Posted by Diário da Merenda on Tuesday, 5 April 2016

E.E. Prof. Fidelino de Figueiredo - São Paulo9:30 AMBolo e café com leite (o bolo acabou no começo do intervalo e muitos alunos ficaram sem comer).#diariodamerenda

Posted by Diário da Merenda on Monday, 14 March 2016


Em outros casos, porém, a surpresa é positiva, com merendas que são uma verdadeira refeição.

Escola Municipal Ribeiro da Luz, em Pouso Alto - Minas Gerais2:20 PMArroz, feijão, torta de repolho e iogurte.#diariodamerenda

Posted by Diário da Merenda on Wednesday, 23 March 2016

E.E. José Maria Matosinho, em Campinas - São Paulo9:30 AMArroz, feijoada, refogado de abobrinha, salada de alface e...

Posted by Diário da Merenda on Wednesday, 16 March 2016


A maioria das fotos é de escolas estaduais e municipais do estado de São Paulo, mas a página têm ganhado seguidores de outros estados.

A ideia da página, que conta com mais de 6,5 mil seguidores, é dar mais transparência ao tema que é pouco debatido, mas é de extrema importância.

A cada publicação, a página incentiva ou reconhece escolas públicas que servem boas merendas, assim como denuncia casos de merendas pouco nutritivas -- ou a inexistência delas. A estudante Yasmim Fernandes, por exemplo, disse que não há mais merenda para alunos do período noturno da escola E.E. Deputado Salomão Jorge, em Carapicuíba, em São Paulo.

E AGORA GERALDO? CADÊ A MERENDA? - E.E. Deputado Salomão Jorge, em Carapicuíba - São Paulo.Não há mais merenda para os alunos do noturno.Yasmim Fernandes #diariodamerenda

Posted by Diário da Merenda on Saturday, 12 March 2016


À BBC Brasil, o governo afirmou que a merenda do colégio "nunca deixou de ser servida". A funcionária que prepara a merenda faltou sem aviso prévio e foi servida "merenda não manipulada". A estudante que denunciou, no entanto, disse que a escola não estava servindo nada.

Ilustração: Luciana Bicalho

Posted by Diário da Merenda on Tuesday, 23 February 2016

A página é colaborativa e qualquer aluno pode mostrar sua merenda diária. Basta mandar uma foto da merenda com o nome da escola, cidade e estado, horário, descrição da refeição e a hashtag #diariodamerenda.

LEIA MAIS:

- Esquema da merenda movimentou R$ 2 milhões em propina

- Agora é a vez da torcida do São Paulo perguntar: 'Cadê a merenda?' (VÍDEO)