ENTRETENIMENTO

O motivo por que Emma Watson decidiu não fazer mais publicidade de cosméticos

04/04/2016 19:40 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Pacific Press via Getty Images
NEW YORK CITY, NY, UNITED STATES - 2016/08/03: Emma Watson at the UN women launch of HeForShe arts week on international womens day in NYC. (Photo by Louise Wateridge/Pacific Press/LightRocket via Getty Images)

A atriz inglesa Emma Watson, 25, está super envolvida com o feminismo.

Recentemente, ela anunciou a criação de um clube do livro feminista e que até deixará de atuar por um ano para se dedicar à causa. Agora, Watson deu mais um passo a fundo pela igualdade de gênero.

Um porta-voz da atriz disse ao Refinery29 que ela não participará mais de publicidade de produtos de beleza. O motivo? Watson acredita que as marcas não representam eficientemente a diversidade da beleza feminina.

O anúncio vem em seguida a um burburinho na internet – citado pelo Refinery29 – que relembrou a participação da atriz, entre 2011 e 2013, na publicidade do corretivo de pele Blanc Expert, da marca francesa Lancôme:

O cosmético serve para ser aplicado sobre cicatrizes de acne e manchas na pele, e não exatamente para clareá-la. Entretanto, Watson foi criticada nas redes por ter feito parte da campanha do produto:

"Ao endossar produtos branqueadores de pele, Emma Watson endossa a hierarquia da raça, a discriminação de cor de pele e a frequente brancura dos padrões de beleza."

"Tenho torcido por Emma Watson desde criança, mas a defesa dela de produtos branqueadores de pele e o racismo implícito [nisso] são indefensáveis."

"Ei, Emma Watson, você consegue escolher um lado e não mudar de ideia?"

"Se você precisou ver Emma Watson em anúncios de branqueadores de pele para entender o feminismo de classe média dela, então eu honestamente sinto muito por você."

É realmente necessário criticarmos a atriz por uma publicidade antiga? O anúncio de seu porta-voz demonstra uma mudança de posicionamento por parte de Watson. Isso é o suficiente?

O que você pensa a respeito disso?

LEIA MAIS:

- Ela vai se focar no feminismo em 2016. E deixa um conselho que todo mundo deve ouvir

- Emma Watson cria clube do livro feminista, e você está convidada para participar

- A utopia de Jaden Smith é viver em um mundo sem distinção de gênero