MULHERES

#IstoÉMachismo: Feministas, coletivos e jornalistas repudiam reportagem de capa da revista IstoÉ

02/04/2016 21:31 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

A edição desta semana da revista IstoÉ vem sendo repudiada com veemência nas redes sociais.

Em sua reportagem de capa, intitulada As Explosões Nervosas da Presidente, a publicação retrata a presidente Dilma Rousseff como uma autoridade desequilibrada e sem condições emocionais de comandar o país no atual período de crise do governo.

A ISTOÉ desta semana já está no ar. Na reportagem de capa, os surtos de descontrole da presidente Dilma Rousseff diante à iminência do impeachment. Leia em www.istoe.com.br

Publicado por Revista ISTOÉ em Sexta, 1 de abril de 2016


"A mandatária está irascível, fora de si e mais agressiva do que nunca", afirma um dos trechos da reportagem. "A medicação nem sempre apresenta eficácia, como é possível notar", conclui em outro.

No perfil da revista no Facebook, leitores fizeram inúmeras críticas. Um dos comentários com mais curtidas faz a seguinte reflexão:

"(...) Se o presidente fosse homem nas mesmas situações da Dilma, haveria uma matéria como essa? Esse negócio de chamar mulher de louca tá batido já (...) Quantos presidentes, governadores ou executivos gritam, xingam e falam palavrão e ninguém os chamam de loucos, agora porque a presidente é mulher é louca e desequilibrada. Você já assistiu às sessões da câmara dos deputados? Pior circo que aquele não tem."

Jornalistas, coletivos e grupos feministas criticam a edição por ela reforçar esteriótipos machistas nos quais mulheres são descontroladas emocionalmente e, por isso, inadequadas ao exercício do poder político. Em reposta, lançaram nas redes sociais a hashtag #IstoÉMachismo.

Veja alguns tweets que endossam a manifestação de repúdio:

No Facebook, entidades feministas também se posicionaram contra a publicação.

Como é o caso do coletivo Think Olga:

Este não é um post sobre política.Este é um post sobre GASLIGHTING, que é uma forma de machismo cruel e perniciosa....

Publicado por Think Olga em Sábado, 2 de abril de 2016


Da produção do filme Elena:

A capa da Revista ISTOÉ não é só contra Dilma, mas contra a condição feminina, contra todas as mulheres, contra os...

Publicado por Elena - the film/ o filme em Sábado, 2 de abril de 2016


E daUBM (União Brasileira de Mulheres):

Isto É MachismoA União Brasileira de Mulheres repudia veementemente a capa da revista Isto É de 1º de abril de 2016. A...

Publicado por União Brasileira de Mulheres - SC em Sábado, 2 de abril de 2016