ENTRETENIMENTO

O criador de 'Breaking Bad' finalmente responde por que Walter White deixou a Gray Matter

31/03/2016 19:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
AMC

O criador de Breaking Bad abre o jogo sobre uma grande questão não respondida.

Já faz cerca de três anos que a série terminou, mas, de alguma forma, acabamos de receber uma boa dose de notícias “de última hora”.

Sim, sua vida precisa estar uma bagunça para fazer com que você jogue pizza no telhado de casa. (É um desperdício, cara). Agora, finalmente, sabemos um pouco mais sobre como Walter White chegou àquele ponto em Breaking Bad.

Especificamente, o criador da série, Vince Gilligan, e o coprodutor, Peter Gould, nos explicaram por que White deixou sua antiga empresa, a Gray Matter.

Na série, sabemos que White fundou a Gray Matter Technologies em parceria com seu amigo, Elliott Schwartz. White está namorando sua assistente no laboratório, Gretchen, mas a deixa repentinamente enquanto passava o feriado de 4 de Julho com a família dela. White vende suas ações da Gray Matter para seu sócio por US$ 5 mil (cerca de R$18 mil).

A empresa depois passa a valer bilhões de dólares, Elliot e Gretchen se casam e White segue adiante para, você sabe, acabar morrendo em um laboratório de metanfetamina. (E todos viveram felizes para sempre.)

O verdadeiro motivo pelo qual White deixa a Gray Matter, que explica em parte a mudança sombria do personagem, permanece um mistério, mas, enquanto Gilligan e Gould conversavam com o The Huffington Post sobre Yo Soy Saul, uma canção original criada para a série Better Call Saul, uma prequela de Breaking Bad, os autores finalmente abrem o jogo sobre uma das maiores questões não respondidas sobre a série:

Este é o motivo pelo qual Walter White deixou a Gray Matter.

A atriz Jessica Hecht, que interpreta Gretchen em Breaking Bad, mencionou em uma entrevista ao canal AMC que Walt deixou a empresa e terminou a relação entre eles porque se sentia inferior. Gilligan confirmou a informação ao HuffPost dizendo:

“Ela está certa, e foi o que expliquei para ela e para [Bryan Cranston, que interpreta Walter White] antes deles gravarem aquela grande cena no restaurante”.

A cena à qual Gilligan se refere acontece no episódio “Peekaboo”, da segunda temporada.

“Termina com ele sendo tão rude com ela dizendo: ‘Foda-se’ e então ela vai embora chorando”, disse Gilligan. “A meu ver, a coisa interessante aqui — e sempre odeio um pouco ter de explicar tão explicitamente —, vamos colocar desta forma, a maioria dos espectadores de Breaking Bad pensa que Gretchen e Elliott são os vilões e acredita que Walt foi enganado por eles, ficou doente sendo usado por eles, e nunca realmente vi dessa forma.”

Gilligan explicou que a verdade é mais sutil. É tudo consequência do sentimento de inferioridade de White enquanto estava com a família de Gretchen.

“Acho que foi o tipo de situação onde ele não percebeu que a garota com a qual estava prestes a se casar era tão rica e vinha de uma família tão proeminente, que, de certa forma, mexeu com sua cabeça, o fez se sentir inferior e então ele exagerou.

Ele simplesmente fugiu. Acho que existe todo aquele outro lado da história, e pode ser garimpado. Esta realmente não é a versão CliffsNotes [alusão ao guia de estudos popular nos EUA]. Esses fatos podem ser percebidos se você assistir a algumas dessas cenas com muita atenção, e você as assiste sem um viés muito predominante para o lado de Walt e contra Gretchen e Elliott”, disse Gilligan.

Gould acrescentou: “Acho que o interessante não é exatamente o que aconteceu, mas o fato de que Walt não conseguiu superar aquilo todos esses anos. Ele não tem perspectiva sobre si mesmo. Chega a um ponto onde o que realmente pode fazer é tentar justificar tudo o que tem feito”.

Gould acredita que Walt acaba mudando na reta final. “Ele estava lá por um motivo: cuidar de sua família”, disse.

“A pequena resposta aqui é que acho que as pessoas tendem a pensar que Gretchen e Elliott são os vilões porque são um casal rico e parecem estar combinados contra nosso herói, ‘Walter White’, mas a verdade pode não estar exatamente debaixo do nariz”, disse Gilligan.

Então OK, Walter White. A razão pela qual você saiu da Gray Matter tinha a ver com um sentimento de inferioridade.

Admitindo que é o primeiro passo do processo de cura. A segunda parte é não jogar sua pizza fora.

Não faça isso, cara.

LEIA MAIS:

- 'Friends' é a melhor série da história? É o que diz quem trabalha em Hollywood

- Aaron Paul, o Jesse Pinkman de Breaking Bad, elege suas cenas preferidas da série

- 5 coisas que você ainda não sabia sobre 'Breaking Bad', segundo a diretora de elenco