ENTRETENIMENTO

Beatles? Nada disso. 'Wonderwall', do Oasis, é eleita melhor música britânica da história

31/03/2016 12:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Reprodução / YouTube

wonderwall

A Grã-Bretanha é o país de algumas das maiores e mais inovadoras bandas e artistas da história da música, como Pink Floyd, Black Sabbath, Rolling Stones, The Beatles, Queen e David Bowie. Naturalmente, boa parte dos grandes hits da indústria vêm da Terra da Rainha. Pensando nisso, a emissora de rádio inglesa Radio X promoveu uma enquete entre os ouvintes para descobrir quais são, na opinião deles, as cem melhores canções britânicas de todos os tempos. Com mais de 50.000 votos, o resultado foi uma surpresa: as quatro faixas mais votadas pertencem à mesma banda: Oasis. E Wonderwall, o maior sucesso dos irmãos de Manchester, ocupou a primeira posição.

Além do hit do álbum (What's the Story) Morning Glory?, de 1995, a lista segue com Don't Look Back In Anger e Champagne Supernova, do mesmo disco, e Live Forever, do CD de estreia da banda, Definitely Maybe, de 1994. O top 5 fica completo com I Am the Resurrection, do The Stone Roses, que, assim como o Oasis, foi formado na cidade de Manchester. Ao todo, o grupo dos irmãos Liam e Noel Gallagher emplacou 13 canções nessa lista, incluindo Slide Away, The Masterplan, Supersonic e Rock'N' Roll Star.

Essa não é a primeira vez em que a banda é eleita a favorita do público. Em 2009, ano em que o grupo chegou ao fim, a rádio londrina Xfm realizou uma enquete sobre as cem melhores músicas de todo o mundo, e a vencedora foi a faixa Live Forever.

Ao saber do resultado da nova enquete, Noel Gallagher, ex-líder da banda, deu mais uma mostra de sua arrogância: "O que eu posso dizer? O povo se pronunciou", disse à rádio. Já Liam Gallagher, ex-vocalista, havia afirmado à emissora, antes do resultado final, que votou em Jumping Jack Flash, dos Rolling Stones, que acabou ficando de fora das cem primeiras colocadas.

LEIA TAMBÉM:

- O Maroon 5 mal chegou ao Brasil e os fãs já estão M-A-L-U-C-O-S

- 'Esmagando o patriarcado!': Uma playlist feminista para ouvir no último volume

- Ouça nossa playlist com os riffs e solos mais memoráveis da música