ENTRETENIMENTO
28/03/2016 18:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Aniversário de 30 anos da Lady Gaga: 30 motivos pelos quais a diva pop está de parabéns ❤

Chris Pizzello/Invision/AP
Lady Gaga performs at the Oscars on Sunday, Feb. 28, 2016, at the Dolby Theatre in Los Angeles. (Photo by Chris Pizzello/Invision/AP)

Lady Gaga completa 30 anos nesta segunda-feira (28).

Em menos de dez anos de carreira, a artista nascida Stefani Joanne Angelina Germanotta já lançou cinco álbuns, conquistou fãs apaixonados e muitos, muitos prêmios - consagrando-se com uma das maiores divas pop desta geração.

Para comemorar a data, listamos 30 motivos que provam que a cantora, compositora, pianista, atriz e fashionista está de parabéns.

1. Ela é um ícone de empoderamento da comunidade LGBT

Lady Gaga tem sempre uma palavra de apoio à comunidade LGBT. Por isso mesmo, ela tem uma verdadeira legião de fãs homossexuais. Em 2013, durante a Parada do Orgulho Gay de Nova York, por exemplo, ela emocionou os fãs com seu discurso:

“Eu entendo vocês quando vocês sofrem, quando vocês se sentem desiguais, quando sentem que não há nada o que esperar. Nós não somos um nicho. Nós somos grande parte da humanidade. É hora de sermos reconhecidos por isso."

2. Tem fãs fervorosos

O magnetismo da estrela reúne fãs devotos ao redor dos quatro cantos do globo. Os admiradores de Lady Gaga são tão fieis que têm até um apelido carinhoso: são conhecidos como Little Monsters.

3. Que se montam para os shows como ninguém

O importante é SEMPRE manter a pose e a confiança.

4. Fez (e faz) história com penteados MARAVILHOSOS

5. E com as roupas mais divertidas e bizarras

6. Lembra do polêmico vestido de carne?

Em 2010, Lady Gaga resolveu aparecer no VMA com o vestido acima, feito com carne crua. Obviamente, o episódio repercutiu em todo o mundo. E engana-se quem acha que a peça foi jogada fora após o evento. O vestido encontra-se salgada e exposta no Rock and Roll Hall of Fame, em Ohio, nos EUA.

7. Já mandava muito bem ANTES de ser a Lady Gaga

Antes de se consagrar uma estrela pop, Stefani Joanne Angelina Germanotta já brilhava nas noites Nova York. E aos 14 anos começou a cantar nos palcos de bares da cidade. Em apresentações como a do vídeo acima, Gaga já mostrava a que veio.

8. Começou diva do pop

O single de estreia de Gaga foi Just Dance, mega hit pop lançado em 2008.

9. E virou diva do jazz

Em 2014, fez uma manobra inesperada e lançou um disco de jazz com a lenda Tony Bennett. O resultado ficou chiquérrimo.

10. Deixou todos embasbacados com sua homenagem a David Bowie...

No último Grammy 2016, Lady Gaga fez uma homenagem épica a David Bowie, uma de suas maiores inspirações. Com direito a recursos tecnológicos até então inéditos, a estrela interpretou oito músicas icônicas: Space Oddity, Changes, Ziggy Stardust, Rebel Rebel, Fame, Let's Dance e Heroes.

11. ...E emocionados com sua performance no Oscar 2016

Dias depois de brilhar no Grammy, Lady Gaga emocionou o mundo com uma performance marcante na cerimônia do Oscar. A canção, Till It Happens To You, composta por ela e Diane Warren foi indicada à estatueta de Melhor Canção Original.

Presente no documentário The Hunting Ground (2015), a canção fala sobre o sofrimento de vítimas de violência sexual em campi universitários dos EUA. Na apresentação, Lady Gaga levou ao palco vítimas reais de estupro.

12. Estudou muita música na vida

Desde criança, Lady Gaga estuda piano. Aos 11 anos, ela começou aprender canto com o professor Don Lawrence -- o mesmo de Christina Aguilera -- com quem tem aulas até hoje.

Na hora de escolher uma graduação, Gaga foi aprovada na Tisch School, a concorridíssima escola de artes da New York University, aos 17 anos.

13. E por isso canta muito!

No ano passado, a cantora provou mais uma vez que tem talento vocal além da média. Ela esteve na cerimônia do Oscar em uma homenagem ao clássico A Noviça Rebelde. Sua performance foi impecável:

14. É uma excelente compositora

Antes de virar famosona, Lady Gaga trabalhava como compositora para gravadoras grandes. Como compositora, ela já foi gravada por artistas como Britney Spears (Quicksand), Adam Lambert (Fever), Pussycat Dolls (Elevator), New Kids on the Block (Full Service).

15. Aliás, ela não tem música: tem HINOS

Experimente tocar essa na sua próxima festa. É só dar play para ouvir o coro: Ô Ô Ô Ô ÔOOOOOOO Ô Ô Ô ÔOOOOO

16. Ela toca muito bem

Com tantos anos de estudo, a cantora acabou criando intimidade com o piano. Esta performance de Paparazzi, com introdução à Chopin, é a prova disso:

17. Ajuda as minas

Quando Kesha virou notícia por causa da batalha judicial com o produtor Dr. Luke, a quem acusa de assédio sexual, Lady Gaga saiu em sua defesa: "O que aconteceu com Kesha aconteceu com muitas outras artistas, inclusive comigo, e vai afetá-la pelo resto da vida. Por que a vítima é sempre mentirosa? Por que deixamos pessoas em posições de poder serem desumanas e saírem impunes?"

Free Kesha

A photo posted by Lady Gaga (@ladygaga) on


18. Tem amizades incríveis

Pharrell, John Legend, Kate Hudson, Lorde e... Ela mesma. Beyoncé.

19. É gente como a gente no Snapchat

Uma foto publicada por Lady Gaga (@ladygaga) em


Bastidores, fotos com amigos, dicas de leitura, selfies sem maquiagem... Segue ela: "ladygaga"

20. Foi a primeira pessoa a atingir um bilhão de visualizações no YouTube

Seu canal do YouTube foi o primeiro a atingir 1 bilhão de visualizações na história, deixando Justin Bieber em segundo lugar.

21. Foi a primeira pessoa viva a atingir 10 milhões de fãs no Facebook

Ela ultrapassou adversários como Obama e Vin Diesel para se tornar, aos 24 anos, a primeira pessoa viva a atingir 10 milhões de fãs no Facebook.

22. Foi a primeira pessoa a atingir 30 milhões de seguidores no Twitter

Lady Gaga é um fenômeno do Twitter. Foi a primeira celebridade a atingir a marca dos 30 milhões de seguidores, deixando para trás nomes como Justin Bieber e Katy Perry.

23. Dá hadouken no sexismo

Perguntada se "suas referências sexuais não enfraqueciam sua música", Gaga respondeu:

"Sabe, se eu fosse um cara e estivesse aqui com um cigarro na mão, coçando o saco e falando sobre como eu faço música porque amo carros velozes e f*der garotas, você me chamaria de rockstar. Mas quando faço isso na minha música, porque sou mulher e faço música pop, você me julga e diz que é uma distração."

24. Ganhou um zilhão de prêmios

Dezessete indicações e seis vitórias do Grammy. Uma indicação ao Oscar. Duas indicações ao Emmy. Treze indicações ao MTV Video e treze prêmios. São só algumas das inúmeras premiações que ela já ganhou.

lady gaga wins awards

25. Tem clipes realmente criativos

26. Sabe escolher tatuagem

lady gaga tattoos

27. Quase flopou, mas deu a volta por cima

O disco Artpop brecou o caminho de sucesso incrível que Lady Gaga vinha trilhando. Críticos apontaram o lançamento como o início do declínio de sua carreira: disseram que faltava novidade e que sua estética de "montação" havia se tornado uma espetacularização gratuita.

Então, Gaga se reinventou: após uma quadra de performances memoráveis -- The Sound of Music, no Oscar 2015, o hino nacional americano no Super Bowl, Til it Happens to You, no Oscar 2016, e o medley David Bowie no Grammy 2016 -- voltou a sentar na janelinha do mundo pop. Sem contar no disco de jazz com Tony Bennett.

28. Seus shows são MUITO loucos

Com direito a vômito verde e tudo mais.

29. Ajuda os jovens

A fundação Born This Way ajuda, por meio de pesquisas e parcerias com outras ONGs, a empoderar jovens ao redor do mundo.

30. Diva recordista

Todo esse sucesso faz com que Lady Gaga tenha 12 recordes registrados no Guinness. DOZE. É mole?

Feliz aniversário, Gaga!

LEIA MAIS:

- Lady Gaga emociona o Oscar 2016 ao levantar debate sobre violência sexual com 'Till It Happens To You' (VÍDEO)

- Lady Gaga canta 'New York, New York', de Frank Sinatra (VÍDEO)