NOTÍCIAS
17/03/2016 18:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Saudades de 'RuPaul's Drag Race'? Então aí vão homens com MUITO glitter na barba vão desafiar suas ideias sobre gênero (FOTOS)

barbudos

Quando o fotógrafo Mark Leeming começou a ver na internet fotos de homens com glitter na barba, ele se sentiu inspirado. “Gostei da ideia de testar os limites dos estereótipos de mulheres versus homens”, disse ele ao The Huffington Post.

Leeming também se inspirou na série de TV RuPaul’s Drag Race, que o levou a criar a série Bearded Brutes (Algo como Brutos Barbados). O projeto, que explora uma vasta gama de expressões de gênero, inclui 20 homens exibindo suas barbas cheias de glitter.

O The Huffington Post conversou com Leeming sobre a série Bearded Brutes.

muito glitter

Como o projeto começou?

Mark Leeming: Foi entre outubro e novembro do ano passado que as imagens de homens com glitter na barba começaram a aparecer na internet. Isso chamou minha atenção imediatamente. Coisas brilhantes sempre me atraíram, desde que era criança.

Mexer na caixa de joias da minha mãe era um ritual dos domingos na minha casa. Dali em diante, decidi que faria uma tentativa e comecei a fotografar alguns amigos, mas a grande virada foi usar maquiagem.

Gostei da ideia de testar os limites dos estereótipos de mulheres versus homens. Estava assistindo muito Ru Paul’s Drag Race e convenci vários amigos a fazer o mesmo.

Me apaixonei por tudo do programa – as roupas, a maquiagem, as perucas, as brigas! Queria tentar também. Me vesti de drag no final da adolescência, mas agora queria fazer tudo direito. Comecei a assistir tutoriais de maquiagem na internet e a treinar em mim mesmo.

drag queen

Quando decidi começar Bearded Brutes, decidi que ia usar minhas recém-adquiridas habilidades de maquiador em todos os caras. No final das contas, virou uma série de retratos coloridos, kitsch e pop que não estão nem aí para os gêneros. Cada um tem uma história e reflete o modelo escolhido.

Como você explora e complica as ideias de arte e identidade – e a intersecção delas – por meio dessas fotos?

Queria mostrar homens gays de maneira quase ambígua. Obviamente você vê que eles são homens acima de tudo, mas com uma coisa de leveza, de kitsch. Nos últimos anos me integrei mais à comunidade drag, com as #manchesterqueens e esse amor pela vida que elas têm e que eu absorvi.

O que elas fazem todo fim de semana é pura arte. Não é só colocar cílios postiços e uma peruca barata – é um projeto artístico vivo e coeso. Acho que essas influências se manifestaram no meu trabalho e, no fim das contas, deu origem à série Bearded Brutes.

bearded brutes

É tanta pressão para se conformar aos gêneros, mas por quê? Por que temos de nos definir como gay, bi, trans, hétero, gênero neutro etc? A sociedade como um todo tem um papel importante em forçar as pessoas a decidir quem são e o que querem. Para mim não, obrigado.

Acho que tentar se conformar impede a criatividade e o crescimento. Sou grato por ter a sorte de conviver com pessoas criativas o tempo todo, que nunca se rotulam. Viver num ambiente sem rótulos é uma experiência incrível.

O que você quer que as pessoas tirem dessas fotos?

A inspiração para elas foi o desejo de produzir algo que, quando você vê na parede de uma galeria, pensa: “Uau”. Queria que elas explodissem com individualidade, cor e personalidade. Elas têm uma cara meio pop-art kitch, o que eu adoro. O mundo virou um lugar sombrio e perigoso ultimamente – queria acender a luz.

  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming
  • Mark Leeming

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Muita ou pouca barba? Estudo revela o segredo para "atrair as mulheres"

- As marcas não estão entendendo o que é fazer roupas sem gênero

- Garotinha não reconhece pai após ele tirar a barba e o resultado é de 'cortar o coração' (VÍDEO)