ENTRETENIMENTO

25 vezes que negros, latinos, índios e asiáticos foram substituídos por brancos

13/03/2016 20:36 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02
GETTY/HUFFINGTON POST

Como se não bastasse o problema sério de falta de diversidade em Hollywood na frente e atrás das câmeras, a indústria também tem o hábito de colocar atores brancos em papeis de minorias étnicas.

Isso significa que, embora uma média de 75,2% dos papeis com fala já fiquem com atores brancos, segundo o recente estudo “Desigualdade em 700 Filmes Populares”, da University of Southern California, alguns desses papeis são de personagens que pertencem a minorias étnicas.

Nos acostumamos com a ideia de um tsunami de revolta quando um ator de cor interpreta um personagem fictício que o público acha que deveria ser branco – veja as controvérsias como Michael B. Jordan no papel de Tocha Humana ou Amandla Stenberg no papel de Rue, na série Jogos Vorazes –, mas a indignação não é a mesma quando acontece o inverso.

Mesmo quando os personagens são baseados em negros, latinos e indígenas na vida real...

Você acha que blackface ou embranquecimento são coisas do passado ?

Prepare-se. Eis 25 vezes que atores brancos interpretaram personagens negros, latinos, asiáticos, indígenas e outros.

1. Angelina Jolie como Mariane Pearl

Filme: O Preço da Coragem (2007) é baseado no drama real da jornalista Mariane Pearl, depois de seu marido, Daniel Pearl, um jornalista do The Wall Street Journal, é sequestrado e assassinado por militantes paquistaneses.

O histórico da personagem: Mariane Pearl nasceu na França, mas tem ascendência afro-cubana. Ela tem cabelos naturalmente encaracolados e uma pele mais morena.

O perfil da atriz: Angelina Jolie não tem raízes africanas. Nenhuma. Zero.

Ela tem ascendência europeia. O cabelo da atriz não é naturalmente encaracolado, sua pele é branca e seus olhos são verde-azulados. É um blackface dos dias de hoje.

2. Ben Affleck como Antonio J. Mendez

Filme: Argo (2012) se baseia na história real do agente da CIA Antonio J. Mendez, que ajudou a orquestrar o resgate de seis reféns americanos no Irã, em 1980. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme.

O histórico do personagem: Antonio J. Mendez nasceu em Nevada e é mexicano-americano.

O histórico do ator: Ben Affleck não é latino. Ele tem ascendência europeia.

3. Joseph Fiennes como Michael Jackson

Filme: Elizabeth, Michael and Marlon (2016) é um filme de TV britânico baseado na suposta viagem de carro que Elizabeth Taylor, Michael Jackson e Marlon Brando fizeram de Nova York a Los Angeles depois dos atentados de 11 de setembro.

O histórico do personagem: Michael Jackson era afro-americano. Isso significa que o lendário Rei do Pop era negro. Ele não gostava da ideia do whitewashing ou que atores brancos o interpretassem.

O histórico do ator: Joseph Fiennes resumiu bem a situação em entrevista ao programa Entertainment Tonight, quando foi noticiado que ele faria o papel de Jackson: “Sou um cara branco de classe média de Londres. Estou tão chocado quanto você”.

4. Mickey Rooney como senhor Yunioshi

Filme: Bonequinha de Luxo (1961) é um clássico de Hollywood que trata do romance entre a jovem socialite nova-iorquina Holly Golightly (Audrey Hepburn) e um homem que se muda para seu prédio.

O histórico do personagem: O senhor Yunioshi é o senhorio bravo de Golightly, que ela tenta evitar a todo custo.

O histórico do ator: Mick Rooney não era japonês. Em uma das maiores demonstrações de estereotipação em Hollywood, o ator americano de ascendência escocesa tem olhos puxados, é dentuço e tem sotaque pronunciado.

5. Juliette Binoche como Maria Segovia

Filme: Os 33 (2015) conta a história dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos sob a terra durante 69 dias.

O histórico do personagem: Maria Segovia é a irmã na vida real de um dos mineiros presos. Ela foi uma das líderes do “Campo Esperanza”, um acampamento improvisado no deserto do Atacama onde as famílias dos mineiros se instalaram para estar perto de seus parentes. Ela é chilena e tem a pele morena.

O histórico da atriz: Juliette Binoche é francesa e tem uma pele muito mais clara que a de Maria Segovia.

6. O elenco principal de “O Último Mestre do Ar”

Filme: O Último Mestre do Ar (2010) é baseado num desenho da Nickelodeon que conta a história de tribos e personagens de origem asiática e indígena tentando impedir a dominação da Nação do Fogo.

O histórico dos personagens: Katara, seu irmão Sokka e o resto da Tribo da Água teriam influência do povo e da cultura Inuit. Aang, o personagem principal do filme e da série, tem ascendência asiática.

O histórico do elenco: Os atores que interpretam os três personagens principais mencionados acima são todos brancos e não têm ascendência indígena ou asiática – Noah Ringer como Aang, Nicola Peltz como Katara e Jackson Rathbone como Sokka.

Os atores negros ou de etnias menos representativas que participaram do filme? Todos fizeram papel de vilões.

7. Laurence Olivier como Othello

Filme: Othello (1965) é uma das várias adaptações para o cinema para a tragédia de Shakespeare do mesmo nome.

O histórico do personagem: Othello é um general no exército veneziano. Ele também é um cristão mouro, o que significa que ele costuma ser retratado com a pele mais escura.

O histórico do ator: O ator britânico Laurence Olivier não tem raízes árabes ou africanas, motivo pelo qual sua cara foi pintada para que ele pudesse retratar o mouro ciumento. Isso mesmo, ele pintou o rosto de cor escura para fazer o papel.

8. Natalie Wood como Maria

Filme: Amor Sublime Amor (“West Side Story”) é uma adaptação de Romeu e Julieta, a tragédia de Shakespeare, para os dias de hoje. Nesta versão, uma garota e um garoto de duas gangues rivais de Nova York se apaixonam.

O histórico do personagem: Maria é a irmã mais nova de Bernardo – líder da gangue portorriquenha, os Sharks. Portanto, ela é portorriquenha.

O histórico da atriz: Natalie Wood não era portorriquenha ou latina, a atriz tinha ascendência russa. Mas Maria não foi o único personagem “embranquecido” no filme, com a exceção de Anita, interpretada por Rita Moreno (que ganhou um Oscar pelo papel). A maioria dos portorriquenhos no filme são interpretados por atores não-latinos.

Na imagem acima também está a cantora lírica Isabel Leonard (http://isabelleonard.com/about/), que tem ascendência argentina e fez o papel de Maria em uma produção do Metropolitan Opera Summer Recital Series, em 2012. Viu, Hollywood? Não é tão difícil assim.

9. Johnny Depp como Tonto

Filme: O Cavaleiro Solitário (2013) é uma adaptação para o cinema de uma série com o mesmo nome. O filme se concentra no guerreiro Tonto e suas lembranças de John Reid, o Cavaleiro Solitário.

O histórico do personagem: Tonto é um nativo-americano. Na série de TV dos anos 1950, ele foi interpretado por Jay Silverheels (também na montagem acima), que na vida real era da tribo Mohawk.

O histórico do ator: Johnny Depp não é membro de nenhuma tribo First Nation, embora tenha dito à Entertainment Weekly que “tem alguma coisa distante de nativos-americanos”, talvez Cherokee ou Creek.

Mesmo que a afirmação seja verdadeira, a franquia teria passado de um ator efetivamente integrante de uma tribo First Nation, nos anos 1950, para um ator de ascendência majoritariamente europeia na versão atual.

10. Katherine Hepburn como Jade

Filme: A Estirpe do Dragão (1944) é um filme que se passa na segunda guerra sino-japonesa. Jade é uma chinesa que lidera seu vilarejo na luta contra os invasores japoneses.

O histórico do personagem: Novamente, Jade seria uma mulher chinesa, morando num pequeno vijarejo na China.

O histórico da atriz: Katherine Hepburn não era chinesa nem tinha ascendência asiática. A atriz americana era descendente de europeus.

11. Elizabeth Taylor como Cleópatra

Filme: Cleópatra (1963) é um épico histórico que conta a história dos casos apaixonados da faraó com Júlio César e Marco Antônio.

Também é um dos filmes mais caros de todos os tempos.

O histórico do personagem: Cleópatra foi a última faraó independente do Egito. Acredita-se , que ela fosse descendente de macedôniosapesar de os cientistas insistirem que ela também tinha raízes africanas. Isso significa que é muito improvável que Cleópatra tivesse pele e olhos tão claros quanto os retratados nos filmes de Hollywood.

O histórico da atriz: Elizabeth Taylor nasceu na Inglaterra, de pais americanos. Seus ancestrais eram da Europa Ocidental.

12. Jim Sturgess como Jeffrey Ma

Filme: 21 (2008) é um filme baseado em eventos reais que conta a história de aluno brilhante do MIT treinado, junto com colegas, para ser tornar um especialista em contar cartas no jogo de 21.

O histórico do personagem: O protagonista do filme, Ben Campbell, na realidade é baseado em Jeffrey Ma, um aluno do MIT que aprendeu a contar cartas. Ma tem ascedência chinesa.

Na verdade, a maioria dos integrantes do grupo tinha ascendência asiática, mas foram interpretados por atores brancos no filme.

O histórico do ator: Jim Sturgess é britânico e teve de ser treinado por um técnico para dominar o sotaque americano exigido pelo papel.

O papel de Sturgess foi completamente “embranquecido” em 21, e o ator também é conhecido por se maquiar para interpretar um asiático em A Viagem, de 2012.

13. Jennifer Connelly como Alicia Nash

Filme: Uma Mente Brilhante (2011) é um filme baseado na vida e na carreira do brilhante matemático John Nash.

O histórico do personagem: Alicia (nome de batismo Alicia Nardé) é uma aluna do MIT que se tornaria mulher de John. Na vida real, Alicia era salvadorenha.

O histórico da atriz: Jennifer Connelly não é latina nem tem raízes latinas. A atriz tem ascendência europeia. Connelly ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante de 2002 pelo papel de Alicia.

14. John Wayne como Genghis Khan

Filme: Sangue de Bárbaros (1965) é um filme que conta a história da ascensão de Genghis Khan.

O histórico do personagem: O imperador e conquistador lendário Genghis Khan era mongol e nasceu na atual fronteira entre a Mongólia e a Sibéria.

O histórico do ator: John Wayne não tinha ascendência asiática. Ele era descendente de europeus.

15. Russell Crowe como Noé

Filme: “Noé” (http://www.imdb.com/title/tt1959490/) (2014) é uma versão da história bíblica de um homem encarregado de salvar as espécies do dilúvio.

O histórico do personagem: Noé, como tantas outras figuras bíblicas, é do Oriente Médio. Isso significa que é improvável que ele tivesse a pele tão clara.

O histórico do ator: Russell Crowe nasceu na Nova Zelândia e tem ascendência europeia. Ele não foi o único personagem “embranquecido” do filme. O elenco também conta com Jennifer Connelly, Ray Winstone, Anthony Hopkins e Emma Watson.

16. Christian Bale como Moisés

Filme: Êxodo: Deuses e Reis (2014) é baseado na história bíblica de Moisés e sua revolta contra o faraó Ramsés. Ele liberta milhares de escravos dos egípcios.

O histórico do personagem: Como Noé, Moisés vem do Oriente Médio. Ele leva os israelitas à liberdade.

O histórico do ator: Christian Bale é britânico e não tem ascendência do Oriente Médio. Ele também não é o único ator branco do filme. O australiano Joel Edgerton faz o papel de Ramsés.

Quando um blog chamou o filme de “racista” por causa dos atores brancos nos papeis principais e atores negros no papel de escravos, a hashtag #BoycottExodusMovie (boicote o filme Exodus) começou a ganhar destaque. O diretor Ridley Scott defendeu suas escolhas com uma desculpa simples: dinheiro.

“Não consigo produzir um filme com esse orçamento, em que dependo de incentivos fiscais na Espanha, e dizer que meu ator principal é Mohammed Fulano, de tal e tal lugar”, disse o diretor à Variety. “Simplesmente não vou conseguir financiamento. Então nem é uma questão.” E foi isso. Ainda assim, o filme arrecadou 260 milhões de dólares em todo o mundo.

17. Jake Gyllenhaal como o Príncipe da Pérsia

Filme: O Príncipe da Pérsia: Adaga do Tempo (2010) é baseado num jogo que conta a história de um príncipe fictício que foge da Pérsia em várias aventuras.

O histórico do personagem: Obviamente, o príncipe da Pérsia deveria ser persa. A Pérsia é o que a maioria das pessoas hoje reconhece como o Irã.

O histórico do ator: Jake Gyllenhaal não é iraniano. Ele nasceu na Califórnia e tem ascendência europeia.

18. Steve Fisher como Ben Jabituya

Filme: Curto-Circuito (1986) é um filme de ficção científica sobre um robô experimental que é atingido por um raio e obtém inteligência semelhante à dos humanos.

O histórico do personagem: Um dos inventores do robô é Ben Jabituya, um cientista de ascendência indiana.

O histórico do ator: Fisher Stevens não tem ascendência indiana e essencialmente pintou o rosto de marrom para fazer o papel.

Compare a foto do ator com a do cientista indiano Har Gobind Khorana, ganhador do Prêmio Nobel.

19. Meryl Streep como Clara del Valle Trueba

Filme: A Casa dos Espíritos (1993) é um filme baseado no best-seller de mesmo nome da escritora chilena Isabel Allende. O filme conta a história de um fazendeiro, sua mulher e sua família durante um período turbulento da história do Chile.

O histórico do personagem: Clara del Valle Trueba é clarividente e mulher do fazendeiro. Como todos os outros personagens do livro e do filme, ela é chilena.

O histórico da atriz: Streep não é latina nem tem ascendência latino-americana. Ela descende de europeus.

20. Marlon Brando como Sakini

Filme: A Casa de Chá do Luar de Agosto (1956) é uma sátira que se passa no Japão pós-guerra, quando os militares americanos tentavam americanizar o país.

O histórico do personagem: Sakini é um local que se torna tradutor dos militares americanos. Ele é japonês.

O histórico do ator: Brando não é japonês nem tem descendência asiática.

O ator também interpretou o revolucionário mexicano Emiliano Zapata em Viva Zapata (1952), apesar de não ser latino. Brando foi indicado ao Oscar pelo papel.

21. Yul Brinner como o Rei de Siam

Filme: O Rei e Eu (1956) é um musical que se passa em Siam (atual Tailândia) e conta a história de uma viúva britânica que se torna governanta dos filhos do rei de Siam.

O histórico do personagem: O rei de Siam tem ascendência asiática.

O histórico do ator: Yul Brinner tinha ascendência principalmente russa.

22. Paul Muni e Luise Rainer como agricultores chineses

Filme: Terra dos Deuses (1937) é baseado no romance histórico de mesmo nome e conta a história de agricultores que enfrentam dificuldades na China.

O histórico do personagem: Os protagonistas da história são Wang e O-lan – você adivinhou: dois chineses.

O histórico dos atores: O papel de Wang é interpretado por Paul Muni, e O-lan, por Luise Ranier. Nenhum dos dois tem ascendência asiática. Ambos foram maquiados para fazer o filme.

23. Liam Neeson como Ra’s Al Ghul

Filme: Batman Begins (2005) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) são o primeiro e o último filmes da trilogia Cavaleiro das Trevas, sobre o Batman.

O histórico do personagem: Ra’s Al Ghul é um dos maiores vilões do universo Batman. Diz-se que ele nasceu na Arábia e é considerado descendente de árabes.

O histórico do ator: Liam Neeson é um entre vários atores brancos a interpretar o papel. Neeson é irlandês.

24. Boris Karloff como Fu Manchu

Filme: A Máscara de Fu Manchu (1932) se baseia na série de livros sobre o gênio do mal chinês Fu Manchu.

O histórico do personagem: Fu Manchu é um vilão chinês. O personagem costuma refletir a “encarnação do mal amarelo”, que reflete o medo do Ocidente em relação à China.

O histórico do ator: O britânico Boris Karloff é um dos vários atores brancos a interpretar o personagem. Nenhum ator de ascendência asiática já fez esse papel.

25. Carey Mulligan como Irene

carey mulligan como irene

Filme: Drive (2011) é baseado num romance de mesmo nome e trata de um habilidoso dublê de Hollywood que se envolve em problemas quando tenta ajudar Irene, sua vizinha.

O histórico do personagem: No livro, a vizinha do dublê é Irina – uma latina de vinte e poucos anos. No filme, a personagem virou Irene.

O histórico da atriz: O diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn disse que reescreveu a personagem Irina como branca porque não consegui achar uma atriz latina para proteger...?

“Não achei nenhuma atriz que batesse comigo”, disse ele ao The Huffington Post.

“Não consegui tomar essa decisão por algum motivo. Tinha todo esse talento diante de mim e do nada recebo uma ligação de Carey porque ela queria me encontrar para falar de fazermos um filme juntos. Ela veio à minha casa, entrou e me dei conta: ‘Meu Deus, é isso o que eu estava procurando. Quero protegê-la’... E sabia que essa era a motivação do Driver.”

Estes são apenas alguns dos exemplos de uma longa lista de decisões equivocadas de Hollywood.

Também poderíamos falar do papel da meio-asiática Allison Ng, interpretado por Emma Stone em Aloha, Justin Chatwin como Goku em Dragonball: Evolution, Fred Astaire de blackface em Ritmo Louco, Rooney Mara como Tiger Lily em Pan – a história não tem fim.

O que aprendemos depois de tanto tempo?

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.