ENTRETENIMENTO
09/03/2016 09:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

Morte de George Martin: Produtor musical e 'quinto Beatle' morre aos 90 anos

Chris Ware via Getty Images
8th April 1963: British pop group The Beatles holding their silver disc. Left to right are, Paul McCartney, George Harrison (1943 - 2001), Ringo Starr, George Martin of EMI and John Lennon (1940 - 1980). (Photo by Chris Ware/Keystone/Getty Images)

George Martin, conhecido como "o quinto Beatle" por ter moldado o som da banda mais influente do pop no século XX, morreu aos 90 anos.

Um dos produtores musicais mais influentes da história, George Martin entrou para o Guiness por ter colocado mais de 50 discos no topo das paradas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha ao longo de suas cinco décadas de carreira.

A notícia foi dada por Ringo Starr no Twitter e consternou fãs ao redor do mundo:

"Deus abençoe George Martin, paz e amor para Judy e sua família... George deixará saudades", escreveu o baterista dos Beatles.

A assessoria de Martin confirmou a informação. "Sir George Martin faleceu tranquilamente em casa na manhã de ontem, terça-feira, 8 de março", diz o comunicado.

Martin atuou como produtor, colaborador e mentor de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Também produziu artistas como Celine Dion, Dire Straits, Elton John e Cheap Trick.

Em seu Facebook, Paul McCartney agradeceu ao produtor, que considerava ser um "segundo pai".

"Tenho tantas memórias maravilhosas deste grande homem que vão estar comigo para sempre. Ele foi um cavalheiro de verdade, e um segundo pai para mim. Ele guiou a carreira dos Beatles com tanta habilidade e bom humor que se tornou um amigo verdadeiro meu e de minha família. Se alguém mereceu o título de quinto Beatle, foi George. Do dia em que ele deu aos Beatles o nosso primeiro contrato de gravação à última vez que o vi, ele foi a pessoa mais generosa, inteligente e musical que eu já tive o prazer de conhecer", disse.

I’m so sad to hear the news of the passing of dear George Martin. I have so many wonderful memories of this great man...

Publicado por Paul McCartney em Quarta, 9 de março de 2016

Sean Ono Lennon, filho de John Lennon e Yoko Ono, postou uma foto de Martin no Instagram com a legenda: "Descanse em paz, George Martin. Estou tão abalado que não encontro muitas palavras".

R.I.P. George Martin. I'm so gutted I don't have many words. Thinking of Judy and Giles and family. Love Always, Sean

A photo posted by Sean Ono Lennon (@sean_ono_lennon) on


Trajetória

Sir George Martin nasceu em Londres no ano de 1926. Estudou piano e oboé na universidade, e começou a carreira na indústria fonográfica no departamento de música clássica da BBC.

Em 1962, quando trabalhava no selo Parlophone, da EMI, assinou contrato com os então desconhecidos Beatles, que haviam sido rejeitados pela gravadora Decca, com a condição de que o baterista Pete Best fosse substituído.

Assinou a produção musical de todos os trabalhos lançados até Let It Be (1970), assinado por Phil Spector. Sua experiência com música sinfônica foi fundamental na sonoridade dos Beatles.

Após a pausa voltou a produzir Abbey Road (1969), gravado depois, mas lançado antes de Let it Be.

A introdução de quartetos de cordas, harpas, flautas e outros instrumentos da música erudita é atribuída a Martin.

Em 1996, recebeu da coroa inglesa o título de cavaleiro em reconhecimento ao seu legado musical.

Veja mais no HuffPost Brasil:

The Beatles, os reis do iêiêiê