MULHERES

Comercial indiano do sabão em pó Ariel questiona papéis de gênero e o fardo da tripla jornada feminina

03/03/2016 14:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

A página feminista Tudo Sobre Minha Mãe viralizou nesta segunda-feira (29) um comercial indiano do sabão em pó Ariel que questiona as funções e os papéis desempenhados pelos homens e mulheres dentro de casa -- na Índia, 76% dos homens acreditam que "lavar roupa é trabalho de mulher".

A propaganda traz a hashtag #ShareTheLoad (#DividaAsTarefas) direcionada aos homens que são pais, maridos e filhos para que eles passem a dividir as tarefas domésticas com as mulheres, já que essas funções são, na verdade, responsabilidade de todos.

Por que só as mulheres têm que lavar a roupa suja?

Finalmente um comercial que fala a verdade sobre o trabalho duro das mães e o quanto isto é injusto. www.tudosobreminhamae.com

Publicado por tudo sobre minha mãe em Segunda, 29 de fevereiro de 2016


O vídeo é narrado por um pai que consegue, enfim, enxergar quão pesado é o fardo social imposto à mulher depois de conviver com a sua filha, que além de trabalhar também tem que cuidar sozinha da casa, do filho e do marido.

A partir disso, ele passa a refletir sobre os próprios erros que cometeu. Lamenta não ter ensinado a filha que não era sua função ser cuidadora do lar, ao mesmo tempo que faz uma autocrítica por não ter dado esse exemplo, já que nunca dividiu as tarefas domésticas com a sua esposa.

Infelizmente limitar o trabalho doméstico à mulher não é um problema que acontece só na Índia. No Brasil, 90% das mulheres fazem trabalho doméstico, em comparação a 40% dos homens. Mulheres ainda dedicam 25 horas semanais aos afazeres do lar, enquanto os homens gastam apenas 9 horas.

Diante deste cenário a propaganda serve como instrumento de reflexão para todos os homens que consideram trabalho doméstico apenas "coisa de mulher". São novos tempos e essas mudanças precisam começar a ser feitas.

LEIA MAIS:

- Nova propaganda de desodorante Axe não quer que homens sejam o Malvino Salvador

- Conar abre processo para avaliar novo comercial 'polêmico' de O Boticário

- Os 5 melhores comerciais do Super Bowl 50 (VÍDEO)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: