ENTRETENIMENTO
02/03/2016 18:15 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:35 -02

Clarice Lispector: Coletânea de contos da escritora vence prêmio de tradução nos Estados Unidos

aclbraga/Flickr

"Uma tradução extraordinária de uma autora excepcional", foi dessa maneira que os juízes do Pen Translation Prize definiram The Complete Stories, uma coletânea de contos da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977) . A obra, que foi publicada em 2015 nos Estados Unidos com tradução de Katrina Dodson, venceu o prestigiado prêmio concedido pela instituição Pen America.

O livro, organizado pelo pesquisador e biógrafo Benjamin Moser, especializado em Lispector, reúne, pela primeira vez num único volume, todos os contos.

A obra da autora de Feliz Aniversário e Felicidade Clandestina foi selecionada para o Pen Translation Prize e concorreu com livros de peso, como Crime e Castigo, de Dostoievski.

Em nota no site oficial do prêmio, os juízes explicam escolha unânime pela obra da autora ressaltando que as histórias da autora são diversas em tom, humor, perspectiva, assunto e peculiaridades e que Dodson realizou um trabalho impressionante na tradução, captando essas diferenças com vivacidade e proporcionando um mergulho profundo e prazeroso no intelecto de Lispector.

Além de ter sido escolhida pelo New York Times como um dos 100 melhores livros do ano de 2015, The Complete Stories esteve no ranking das 12 melhores capas do ano passado, na seleção do mesmo jornal.

LEIA MAIS:

- Livro de Clarice Lispector é eleito um dos melhores de 2015 pelo New York Times

- J.K. Rowling vence prêmio PEN por defender liberdade de expressão e ajudar mulheres e crianças

- Os 20 livros que as pessoas mais fingem ter lido

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: