NOTÍCIAS
26/02/2016 12:24 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

Crianças leem para cachorros traumatizados à espera de adoção

Reprodução/YouTube

Cachorros abandonados costumam carregar marcas de violência e, geralmente, são arredios ao contato e carinho humano.

Essa situação muda totalmente quando crianças leem para eles.

Parece loucura, mas a ação organizada por um abrigo de animais americano, o Humane Society Of Missouri, tem dado resultados comoventes.

A ideia é bem simples: treinar crianças de 6 a 15 anos para lerem para os cachorros como forma de prepará-los para o convívio com os seus futuros lares, sem precisar forçar uma interação física.

"Queríamos ajudar os cães tímidos e medrosos, sem forçar uma interação física. Já conseguimos notar o efeito positivo que a ação tem sobre eles ", disse o diretor do programa Jo Klepacki. "Lançamos o programa no Natal do ano passado, mas agora estamos oferecendo uma vez por mês."

Os pequenos interessados devem se inscrever no site da organização. Eles passam por um treinamento em que aprendem sobre a linguagem corporal dos animais; assim, conseguem diferenciar se eles estão ansiosos ou com medo, por exemplo.

Os voluntários sentam em frente aos canis e leem um pequeno livro. Toda vez que o cão se aproxima, eles são indicados a oferecer um lanchinho.

O ideal é que os cães tímidos e medrosos se aproximem e mostrem interesse. Se isso acontecer, as crianças reforçam que o comportamento é bom, dando-lhes um presente", disse Klepacki.

"Isso acostuma os cachorros a irem para frente e a interagirem quando os potenciais adotadores estiverem escolhendo o animal. Eles têm mais chances de serem adotados do que se ficarem de costas ou encolhidos. "

LEIA MAIS:

- Estudo mostra que saúde e bem-estar dependem de relações íntimas e de qualidade

- Cachorro acompanha garoto autista em tudo, até no hospital

- Emocionante! Família de refugiados reencontra gato de estimação (VÍDEO)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: