NOTÍCIAS
26/02/2016 20:03 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

5 tipos de meditação que você pode fazer sem ter que ficar sentado

divulgação/sup

Ao contrário de uma ideia muito difundida, meditar nem sempre quer dizer ficar sentado na posição de lótus com os olhos fechados.

Na realidade, a maioria das pessoas não sabe que é possível praticar a meditação em praticamente qualquer lugar. Não é preciso ficar sentado, imóvel.

A verdadeira beleza da meditação está no fato de que você pode adequar sua prática perfeitamente às suas necessidades pessoais. Os benefícios também são inegáveis: estudos mostram que meditar pode prevenir doenças e reduzir inflamações, sendo também uma maneira eficaz de tratar a depressão e elevar seu nível de felicidade.

Acredita-se até que meditação previne sinais cerebrais de envelhecimento.

Todo o mundo pode aproveitar as vantagens da meditação, independentemente de querer ou não ficar sentado. Veja abaixo cinco tipos de meditação que podem ser feitos em movimento:

  • Qigong ou chi kung
    FurmanAnna via Getty Images
    Esta prática chinesa antiga é uma experiência mental, física e espiritual própria para pessoas de todas as idades. Os movimentos do qigong são lentos, fluidos e ritmados, com ênfase sobre acalmar a mente e respirar calmamente.

    Os benefícios psicológicos e físicos da prática incluem a redução da dor, redução da ansiedade e promoção da estabilidade. Além disso você terá os benefícios da meditação, que melhoram a qualidade de vida de modo geral..
  • Ioga
    Thomas Barwick via Getty Images
    Existem razões de sobre para se fazer ioga, como exercitar-se e aumentar sua flexibilidade. Mas a meditação é mais uma das razões para você abrir sua esteira.

    Quando você está fazendo a saudação ao sol ou tentando uma postura nova e difícil, sua mente está concentrada e limpa. Esse tipo de concentração é uma das metas da meditação, e por isso é fácil combinar ioga e meditação.

    Além disso, a finalidade maior da meditação é o relaxamento. Para nós, não há nada que acalma mais que fazer a postura da criança.
  • Caminhada medidativa
    ImagesBazaar via Getty Images
    Amarre seus tênis! Concentrar seus pensamentos numa caminhada relaxante é uma forma de meditação que todos nós podemos praticar e curtir.

    O mais importante é estar com a atenção voltada ao momento: enquanto você caminha, não deixe que as tensões da vida anuviem seus pensamentos e penetrem em sua atenção.

    Além disso, caminhar é uma das maneiras mais fáceis de se conservar fisicamente saudável.
  • Tai Chi
    PhotoAlto/Antoine Arraou via Getty Images
    O tai chi é uma arte marcial, mas muitos o veem como uma espécie de qigong. Ele envolve movimentos suaves e rítmicos e incentiva seu praticante a buscar equilíbrio espiritual e clareza mental.

    Embora possam parecer lentos, os movimentos, quando são acelerados, são uma forma de combate.

    Mas a maioria das pessoas que pratica tai chi o faz para movimentar-se e participar de um ritual que acalma.
    Mover-se com intenção é uma ótima maneira de focar seus pensamentos, algo que é por si só uma forma de meditação.
  • Estar na natureza
    Hero Images via Getty Images
    Passar tempo ao ar livre pode fazer maravilhas por nossa saúde mental – e também é uma ótima maneira de meditar. Sair para caminhar com a finalidade de relaxar pode ser uma forma de meditação, sem sombra de dúvida.

    Passe algum tempo na natureza e concentre-se no presente, para energizar sua mente e melhorar seu humor. É uma combinação potente, que encerrar mais benefícios do que se imagina.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


LEIA MAIS:

- Meditação pode ajudar a criar empatia e diminuir o racismo, diz pesquisas

- É possível ser feliz o tempo todo?

- Dicas práticas para transformar uma simples caminhada numa meditação completa