NOTÍCIAS
12/02/2016 11:30 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

7 boatos sobre zika, dengue, microcefalia e Aedes aegypti

ASSOCIATED PRESS
Dallas County Mosquito Lab microbiologist Spencer Lockwood sorts mosquitos collected in a trap, left, Thursday, Feb. 11, 2016, in Hutchins, Texas, that had been set up in Dallas County near the location of a confirmed Zika virus infection. Although there has been no reported cases of the virus being transmitted by mosquitos in Texas, health officials are closely monitoring and testing mosquitos in areas where infections have been confirmed. (AP Photo/LM Otero)

Desde que os casos de microcefalia começaram a aparecer e foram ligados ao zika vírus, todos passaram a olhar para o assunto com mais seriedade. Apesar de uma morte ser praticamente impossível em consequência da doença, criou-se uma atmosfera de pânico sobre o assunto. E aí os boatos começaram a surgir. Confira sete deles.

1) Microcefalia foi causada por vacina vencida de rubéola

Qual é a chance de um vídeo de uma pessoa falando com gírias e com fumaça de cigarro indo para a câmera influenciar muitas pessoas? Zero? Pelo jeito não. Após um vídeo com a descrição acima “denunciar” que a microcefalia foi causa por um lote de vacinas vencidas de rubéola, o boato ganhou a web.

Porém, a história é falsa. Além de todas as faltas de provas da acusação, a tese cai quando percebemos que a microcefalia se espalhou por diversas regiões e não apenas “onde o lote vencido foi usado” (Pernambuco). Clique e leia mais sobre a história.

2) Professor PhD denuncia vacina para gestantes como causa da microcefalia

Esta é uma versão “cult” do boato. Uma denúncia feita por um PhD em física aponta que um lote de vacinas causou a microcefalia em Recife. Porém, a tese cai pelo mesmo motivo da anterior: a história leva em conta que a microcefalia só aconteceu em uma região. Além disso, no que um professor (mesmo que com PhD) de física teria para falar de doenças? Clique aqui e leia mais sobre a história.

3) Zika vírus surgiu com mosquitos transgênicos para combater a dengue

[Continue lendo]

LEIA MAIS:

- Por que o Brasil realmente está vivendo com zika uma 'tragédia sanitária'

- Reprovamos: New York Times destila preconceito sobre Brasil, zika e Carnaval

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: