COMPORTAMENTO

8 sinais inegáveis de que você se apaixonou por uma pessoa narcisista

08/02/2016 19:52 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

É fácil se apaixonar por pessoas narcisistas: elas são charmosas, elegantes e rápidas para cair em nossas graças com elogios e atenção constante.

Quando você percebe que foi enganada ou enganado para entrar em um relacionamento, na maioria das vezes, é muito tarde; essas pessoas usam as mesmas táticas de manipulação para fazer com que você fique.

Tenha em mente que nem toda pessoa que você namora e parece um pouco egocêntrica tem o que os psicólogos chamam de transtorno de personalidade narcisista (TPN), disse W. Keith Campbell, coautor de The Narcissism Epidemic: Living in the Age of Entitlement ("a epidemia do narcisismo: vivendo na era dos direitos", em português). O TPN não tem a ver apenas com vaidade, disse.

“O narcisismo é um traço da personalidade que inclui uma opinião positiva e inflada de si mesmo, e uma falta de empatia pelos outros”, disse Campbell, professor de psicologia da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, em entrevista ao HuffPost.

Os narcisistas são capazes de manter opiniões positivas sobre si mesmos usando uma série de estratégias: podem tentar chamar a atenção, se vangloriar, se exibir e serem reconhecidos como bem-sucedidos por outros, mas culpam os demais quando as coisas dão errado.”

johnny bravo

'Cara, eu sou bonito', diz Johnny Bravo, protagonista do desenho animado do Cartoon Network

Abaixo, Campbell e outros especialistas compartilham oito sinais de que você está namorando uma pessoa narcisista.

1. Narcisistas derretem corações.

Os narcisistas exageram no início, seduzindo você com o próprio charme e fazendo você pensar que é tudo o que eles sempre quiseram num parceiro, disse Jean Twenge, psicóloga que escreveu o livro A Epidemia de Narcisismo em parceria com Campbell.

“O desafio é que os narcisistas podem, na verdade, ser muito encantadores e apaixonantes quando você os encontra pela primeira vez. Isso é especialmente verdade caso queiram impressionar você”, disse.

O comportamento é frequentemente chamado de bombardeio de amor: é a tentativa do narcisista de camuflar o interesse amoroso com elogios, presentes e outras demonstrações de afeto exageradas. Quando você percebe o que pretendem, já está viciado na necessidade de atenção.

2. Tratam os garçons como lixo.

Um sinal dedo-duro de que você está com uma pessoa narcisista? Garçons, motoristas do Uber, e outros que trabalham no setor de serviços são tratados como cidadãos de segunda classe, diz Campbell.

“Veja como uma pessoa trata as outras, especialmente as de status social mais baixo”, disse o psicólogo. “São cruéis, pedantes ou exigentes? A maneira de evitar a potencial armadilha de se apaixonar por um narcisista é observar como ele trata e tratou os outros.”

3. Jogam luz sobre você — depois mudam o foco para outro lugar.

Narcisistas rapidamente fazem com que você se sinta o centro do universo — e são igualmente rápidos para mudar o foco para outro lugar, disse a psicóloga Margaret Rutherford. A terapeuta, da cidade de Fayetteville, no estado de Arkansas, EUA, fez uso de um momento em que uma paciente percebeu esse traço no namorado narcisista para ilustrar seu argumento:

“A mulher me disse: ‘Quando estava com ele, o foco de luz especial que ele acreditava estar nele também brilhava sobre mim — a excitante e estimulante sensação de [existir um] ‘nós’ era muito forte, muito inebriante. Eu era tudo para ele naquele momento. Mas, quando ele decidia que outra pessoa deveria receber a atenção dele — sua atenção se deslocava e eu era forçada a esperar minha vez —, a coisa esfriava, quase como se nosso relacionamento nunca tivesse existido. Quando eu estava fora, estava bem fora’.”

O namorado da mulher negava sua preocupação, dizendo que era tudo coisa da cabeça dela.

No final, a paciente de Rutherford percebeu que o padrão provavelmente continuaria se repetindo: “Ela chegou à conclusão que, se fosse ficar com ele, teria de aceitar esse comportamento”, lembra a psicóloga.

4. Não são fãs de sua família e amigos.

No começo, os narcisistas gostam muito do seus amigos e família — mas, com o passar do tempo, eles revelam seus verdadeiros sentimentos sobre seus entes queridos, disse Lindsey Ellison, coach de relacionamentos e fundadora do site Break Free From Your Narcissist.

“A motivação por trás disso é tripla”, explicou. “Primeiro, para fazer você acreditar que seus amigos e família são realmente terríveis, de modo que você se apoie unicamente no narcisista. Segundo, seu parceiro [a] é profundamente ameaçado [a] por seus relacionamentos saudáveis [porque um narcisista nunca irá conseguir um]. Terceiro, os narcisistas têm um enorme medo de que seja evidenciado que eles não são mais especiais — muita vezes, amigos e família são os primeiros a mostrar a verdade.”

Em última análise, diz Ellison, o narcisista vê seus amigos e família como obstáculos que podem interferir em sua capacidade de manipulá-lo.

5. Têm um passado duvidoso em termos de relacionamentos.

É muito fácil para um narcisista iniciar relacionamentos. Ficar em um relacionamento? Aí é outra história.

“Indivíduos narcisistas muitas vezes deixam um rastro de relacionamentos destruídos”, disse Twenge.

“Eles não assumirão a responsabilidade por isso, então você precisará cavar alguma coisa para conhecer o passado deles. A melhor maneira de prever o comportamento de uma pessoa é ver o que ela fez no passado. Seja o que for, é provável que aconteça de novo.”

6. Sugam sua energia.

As pessoas narcisistas bombardeiam você com suas próprias necessidades e não sentem nenhuma culpa em fazer isso. O que é pior, o tempo e energia que você dedica a elas nunca são suficientes, disse Rutherford.

"Se você sentir que nunca consegue atender as necessidades da pessoa com a qual está namorando, não é problema seu; os narcisistas são buracos negros de insegurança e carência”, explicou.

7. São materialistas.

O narcisista é obcecado com a própria imagem e símbolos de status, disse Ellison. Sejam roupas, carros, brinquedos ou lugares escolhidos para as férias, o narcisista sente que tem direito ao último e melhor modelo em tudo.

“É um sinal da busca pela oferta infinita”, explica Ellison.

“Os narcisistas têm dificuldade em se contentar com uma pessoa ou uma coisa, porque continuam a mudar a concepção de si mesmos devido a uma profunda e interna vergonha de quem são. E, embora você possa pensar que essa pessoa dispõe de um bem-estar financeiro para pagar por essas coisas, frequentemente não é o caso — elas apenas querem que você pense que elas podem.”

8. Os elogios têm vida curta.

Ser o centro das atenções de um narcisista é inebriante — mas não se acostume com os elogios, disse Ellison. Depois que te conquistam, os elogios cessam.

“Depois dos primeiros encontros, seu parceiro já dá pistas de que você pode ser ‘a pessoa’. Vão dizer que você é perfeito [a] ou que estavam buscando alguém como você todo esse tempo”, explica a psicóloga.

“Uma pessoa saudável esperaria o relacionamento amadurecer antes de dizer coisas assim, mas o objetivo do narcisista é atrair você rapidamente para a rede, tornando-o dependente deles imediatamente.”

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


LEIA MAIS:

6 sinais de que você foi criado por um narcisista

5 personalidades tóxicas que podem destruir os relacionamentos

5 mentiras que devemos parar de contar para nós mesmos