MULHERES
06/02/2016 13:13 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Ministro da Defesa pede o cargo após fazer comentário sexista contra jornalista na Sérvia

Reprodução/Facebook

Parlamentares da Sérvia aprovaram na noite desta sexta-feira (5) a cassação do ministro da Defesa do país, Bratislav Gasic. De acordo com a agência de notícias local Tanjug, a decisão veio em razão de um comentário sexista dele contra uma jornalista, durante uma entrevista coletiva, em dezembro do ano passado.

“Eu adoro essas jornalistas que se ajoelham com tanta facilidade”, disse Gasic logo após a repórter Zlatija Labovic, da rede local B92, se abaixar para não bloquear a visão dos demais jornalistas. O tom preconceituoso do comentário logo foi alvo de críticas e pressões para uma atitude do primeiro-ministro, Aleksandar Vucic.

Apenas na semana passada é que Vucic apresentou moção para a destituição do ministro, após muitos protestos de entidades da imprensa e de defesa das mulheres. Dos 250 parlamentares, 195 votaram a favor da cassação de Gasic. “Foi uma ofensa contra todas as mulheres da Sérvia”, avaliou o primeiro-ministro.

No lugar de Gasic assume interinamente Dusan Vujovic, que é também ministro das Finanças do país.

Ao ‘jogar o seu ministro aos leões’, Vucic espera não ter maiores preocupações para as eleições parlamentares da primavera (previstas para o fim de abril/começo de maio), na qual o governo espera manter a maioria. A meta é que a destituição ponha ‘panos quentes’ nas críticas contra ele, tido como alguém que vem sufocando a liberdade de imprensa no país.

O pleito compõe o plano que envolve ainda a negociação para a entrada da Sérvia na União Europeia.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


LEIA TAMBÉM

- Sérvios protestam contra reconhecimento de Kosovo pelo COI

- Conferência internacional de grupo pró-estupro é cancelada por falta de segurança

- Ana Paula, do BBB, disse que 'o mundo deveria ser machista'. Discordamos