NOTÍCIAS

Destaque da Vai-Vai fala sobre racismo: 'Ricos veem negros como empregados'

06/02/2016 20:58 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Fernanda Calfat via Getty Images
SAO PAULO, BRAZIL - APRIL 10: Damien Loras and Alexandra Loras attend the 5th Annual amfAR Inspiration Gala at the home of Dinho Diniz on April 10, 2015 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Fernanda Calfat/Getty Images for amfAR)

Alexandra Loras, consulesa da França, foi destaque do abre-alas da Vai-Vai. A escola desfilou na madrugada deste sábado (6) no Anhembi com o enredo Je Suis Vai-Vai: Bem-vindos à França!

O desfile marcou o início das atividades do último ano no posto de consulesa da França. Em 2013, ela desembarcou no Brasil com o marido, Damien Loras, para representar o país do presidente François Hollande. O trabalho tem duração de três anos e em agosto o casal retorna a Paris.

No entanto, sua atuação no Brasil não se limita a um papel figurativo. Ela realiza trabalhos voluntários com refugiados haitianos na capital e em abril, lança em parceria com o historiador Carlos Eduardo Dias Machado o livro Gênios da Humanidade: Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente.

alexandra loras

Em entrevista a VEJA, ela revelou que sua estadia no Brasil foi marcada por incidentes de preconceito – incidentes estes que motivaram sua militância contra o racismo.

No tradicional Clube Pinheiros, do qual tem o título de sócia-convidada, certa vez foi impedida de entrar por ter sido confundida com uma babá. Ela revelou que quando desembarca em Guarulhos todas as vezes tem sua mala revistada na alfândega, mesmo com a apresentação do passaporte diplomático. “Acham que eu sou uma ‘mula’ trazendo drogas”, afirmou.

Alexandra confessou ainda que já perdeu as contas das vezes em que foi confundida com uma empregada –inclusive na recepções semanais promovidas no Jardim Europa.

“Em geral, os brasileiros ricos estão acostumados a ver os negros como funcionários. Neste caso, olham para mim e já pensam que estou prestando algum serviço.”

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


LEIA TAMBÉM:

- FOTOS: 20 pessoas realmente criativas que zeraram as fantasias de carnaval

- 5 lições sérias sobre como o Carnaval pode despertar o melhor de você

- 5 sucos espanta fadiga para curtir a folia com energia