COMPORTAMENTO
04/02/2016 20:19 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

8 indícios claros de que seu relacionamento NÃO vai durar

Divulgação/Foi Apenas um Sonho

Todos os dias os terapeutas de casais e família falam com casais que querem dar um jeito nos seus relacionamentos, para que eles se fortaleçam – e falam também com casais que aparecem no seu consultório para uma última e desesperada tentativa de salvar seus casamentos.

Quais são alguns sinais que eles percebem nos casais que não têm o que é preciso para que seu relacionamento dure?

Abaixo, terapeutas e psicólogos compartilham oito dos mais óbvios sinais de alerta.

1. Eles sentem desprezo um pelo outro.

Sabe aquele olhar de desprezo, insultos e atitudes de desdém? Pois bem, não deveriam ter espaço em um relacionamento saudável. De fato, após quatro décadas de pesquisas o psicólogo John Gottman identificou o desprezo – ou seja, qualquer afirmação ou comportamento não-verbal que indica superioridade com o seu parceiro – como o melhor indicador de divórcio.

Becky Whetsone, uma terapeuta de família e casais residente em Little Rock, no estado americano de Arkansas, disse ao HuffPost que vê muito esse comportamento em casais que ela atende.

"Eu sei que está perto do fim quando vejo os casais falando mal um do outro na frente de outras pessoas ou usando sarcasmos quando o outro está bem ali do seu lado".

2. Um parceiro teve um caso – e ainda não resolveu as questões que o levaram a ser infiel.

Esse "uma vez traidor, sempre traidor" nem sempre é verdade, mas tampouco é um bom indício para o casal se um parceiro foi infiel no passado e ainda não descobriu por que ele saiu dos trilhos: o que estava faltando no seu último relacionamento? Por que eles não falaram sobre isso com os seus parceiros antes?

Nós não deveríamos ser definidos apenas pelos nossos erros, mas deveríamos sim aprender com eles.

"Se caso um ou os dois não foram leais, nesse ou em um relacionamento anterior, é bem provável que isso ocorra novamente" disse Betsy Ross, uma psicoterapeuta que reside em Massachusetts, nos Estados Unidos.

"Não importa o motivo, ter escolhido atravessar essa 'linha da fidelidade' uma vez pode fazer como que você seja muito mais vulnerável a fazer isso de novo quando as coisas comecem a ficar mais difíceis – e tem horas que as coisas sempre ficam mais difíceis na vida de casado, certo?

3. Existe um desequilíbrio de poder.

Ela acabou de ser promovida... mas a sua esposa ainda está tendo dificuldades em encontrar trabalho desde que foi demitida, há um ano. Quando o senso de igualdade do casal está comprometido, isso tende a testar a capacidade de ficarem juntos nessa relação, disse Whetstone.

"Qualquer tipo de discrepância de poder entre os dois – ela é mais velha e ele é mais novo; ela tem mais educação do que ele; ele é rico e ela é pobre, ela é bonita e ele não – pode acabar causando problemas no relacionamento".

4. Eles não lembram dos primeiros dias de relacionamento com carinho.

Os casais que ainda estão investidos na relação adoram contar a história de "como se conheceram": mesmo quando eles passam por momentos atribulados em seu relacionamento, eles olham para o início de tudo com carinho, disse Caroline Madden, uma terapeuta de família e casais e autora do How to Go from Soul Mates to Roommates in 10 Easy Steps. [“Como passar de almas gêmeas para companheiros de quarto em 10 fáceis passos”, em tradução livre)

"Na minha prática eu pergunto aos casais como eles se conheceram e como eles se apaixonaram: o que eu busco é por qualquer ligação emocional com aquele casal feliz e carinhoso que eles um dia foram", disse ela. "Podem até ser lágrimas, risos ou raiva por não serem mais aquele casal. O que isso me diz é que ainda existe uma faísca, que eles lembram que estiveram apaixonados e querem ser esse casal de novo".

Se eles não conseguem mostrar qualquer tipo de emoção com sua bonitinha história de como se conheceram, existe pouca esperança para o futuro dessa relação, explicou Madden.

"Quando alguém diz que não se lembra ou que não gostava de algo sobre seu parceiro no início, eu sei que o casal provavelmente não irá durar muito tempo junto. Eu posso resgatar os casais que estão a ponto de se divorciarem depois de um caso -- Eu não consigo trazer esse brilho de volta".

5. Eles não são abertos e honestos um com o outro.

A medida que a relação vai crescendo, também deveria crescer o nível de intimidade emocional do casal. Se um dos parceiros sente dificuldades de baixar a guarda e ser aberto com o outro, existe pouco espaço para mais crescimento, disse Antonio Borrello, psicólogo residente de Detroit, nos Estados Unidos.

"Se você sente que deve esconder alguns aspectos de sua vida atual esse é um sinal de problemas com seu relacionamento" disse ele. "Talvez você esteja fazendo coisas que são incongruentes com o seu relacionamento ou você não tenha desenvolvido a confiança suficiente para compartilhar com o seu parceiro.

De qualquer forma, quando eu vejo isso, sugiro que reavaliar o relacionamento pode ser bem uma boa ideia”.

6. Há problemas relacionados a vícios que ainda não foram abordados.

Os vícios podem danificar a fundação mesmo das mais fortes amizades, disse Ross.

"Pode ser difícil, e até impossível, continuar se conectando de forma bem-sucedida diante do relacionamento poderoso que o seu parceiro tem com a substância escolhida (drogas, álcool, comida, etc.)", disse ela.

"Pedir para que eles fiquem saudáveis antes de se comprometerem ou antes de dizerem 'Sim, eu aceito' é sempre uma boa ideia e ajudará você a saber se está verdadeiramente disposto e é capaz de vencer os seus problemas com uso de drogas."

7. Um parceiro é bem misterioso sobre o relacionamento nas redes sociais.

Vamos ser sinceros: nenhum casal está livre da separação se eles curtem manter as suas vidas privadas no Facebook. Mas se um—ou os dois – publicam com a frequência da Kardashian, mas não dizem um pio sobre o relacionamento, isso é um sinal importante de alerta, disse Borrello.

"Por que ter o “status de relacionamento” escondido nas redes sociais?" disse. "Se seu parceiro evita publicar fotos do casal, mas é ativo nas redes sociais, fale comm ele sobre isso. Os casais que estão animados sobre o futuro juntos geralmente querem compartilhar a felicidade com os amigos e a família. Se isso não está acontecendo no seu caso, você já se perguntou o porquê? Seu parceiro pode estar escondendo você para manter uma aparência de estar livre".

8. Um dos parceiros se sente sozinho na relação.

A solidão está frequentemente associada com o estar sozinho – mas as pessoas mais sozinhas estão geralmente presas em relacionamentos que já não servem mais as suas necessidades emocionais, disse Borrello.

“Nós todos temos a necessidade de sermos amados, aceitos, respeitados e apreciados por uma outra pessoa. Quando você está em um relacionamento você definitivamente espera isso. Mas se aqueles desejos não são preenchidos em sua relação, frequentemente acaba resultando em solidão", explicou ele.

A verdadeira solidão, disse ele é "o sentimento que nós sentimos no nosso coração quando nós queremos intimidade e estar conectado a alguém, mas ninguém está disponível ou disposto a se conectar. [Esse tipo de] solidão frequentemente leva o outro parceiro a ter uma intimidade em algum outro lugar".

Você está tão feliz quanto poderia estar? Inscreva-se na nossa newsletter e participe de nosso desafio de 30 dias de felicidade, tornando-se uma melhor versão de si mesmo, mais feliz e saudável.

Nós entregaremos dicas, desafios e conselhos para a sua caixa de entrada todos os dias.

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


LEIA MAIS:

17 coisas realmente ridículas que provocam brigas entre casais

Vovô de 92 anos canta canção de amor para a amada no hospital (VÍDEO)

Estudo explica por que paixões fulminantes têm mais chances de dar errado