ENTRETENIMENTO

'Star Wars IX' pode ser gravado no espaço

02/02/2016 21:46 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Reprodução

O diretor de Star Wars IX, Colin Trevorrow, quer levar o realismo da franquia a outro nível. E quando se fala em deixar mais real, ele não quer dizer que vai dar nomes a microrganismos que fazem a Força existir (George Lucas já fez isso em no Episódio I - A Ameaça Fanstasma, em uma tentativa de deixar a franquia mais realista. Aliás, eles chamam Midi-chlorians). Não. Ele quer deixar Guerra nas Estrelas um título mais literal - e filmar no espaço.

O filme só chegará aos cinemas em dezembro de 2019, e muito dificilmente as filmagens terão início antes do ano que vem, mas Trevorrow já começou a investigar o que é possível fazer em relação à ideia. "Parece loucura, mas eu estou de fato sondando se é possível filmar em IMAX no espaço", afirmou em uma mesa de debates realizada no festival de Sundance, que discutia as diferenças entre filmes gravados digitalmente e em película.

Outro fato revelado sobre o nono episódio de Star Wars é justamente sobre o tema da discussão: o longa será gravado inteiramente em película, dispensando as câmeras mais modernas. Isso não anula a computação gráfica presente na produção - efeitos especiais podem ser facilmente inseridos nos filmes físicos. O último filme do diretor, Jurassic World, também foi gravado usando apenas película. Ele não é grande fã dos filmes gravados digitalmente, por afirmar que, ao misturar as filmagens digitais com efeitos especiais fica a impressão de que "dois computadores estão brigando". Segundo o diretor, filmar em película também conversa com a história "Star Wars é um filme de época. Se passa há muito tampo atrás, eu não poderia filmar em qualquer mídia que não fosse filme".

Star Wars sempre esteve no meio dessa discussão. Ameaça Fantasma foi um dos primeiros filmes hollywoodianos a incluir uma cena filmada digitalmente. O novo Episódio VII - O Despertar da Força, por outro lado, foi todo gravado usando película. Já o próximo filme da série, Rogue One (que estreia em dezembro), foi gravado inteiramente em formato digital.

Na verdade, não é a primeira vez que se cogita filmar no espaço. "Pensamos em fazer isso em Interestelar. E hoje já existem ótimas gravações espaciais", afirmou o diretor Christopher Nolan, que também estava no debate. Você pode ver a cena abaixo (a discussão sobre filmar no espaço começa no tempo 1:25:05):

Em 2013, durante a divulgação do filme Gravidade, de Alfonso Cuarón, a reação de um repórter mexicano viralizou - ele ficou tão impressionado com os efeitos especiais do longa que chegou a perguntar a Cuarón como foi filmar no espaço (coisa que não aconteceu, já que foi tudo feito em estúdio). Não parece mais uma pergunta tão absurda agora.

LEIA MAIS:

- Assista ao ótimo trailer do game de 'Star Wars: O Despertar da Força' em Lego

- Sua memória é tão boa quanto a de Kate Winslet?

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: