NOTÍCIAS

11 motivos pelos quais o Carnaval de Recife (e Olinda) é o melhor do Brasil

02/02/2016 21:05 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Gabo Morales/STR via Getty Images
OLINDA, BRAZIL - FEBRUARY 16: Homem da Meia Noite, or 'Midnight Man', in Portuguese, the most famous of the traditional giant dolls of Olinda, parades prior to the giant doll walk in the streets of Olinda's historical center during carnival celebrations on February 16, 2010 in Olinda, Brazil. (Photo by Gabriel Affonso Morales/LatinContent/Getty Images)

Avise ao pessoal que eu não estou normal.

Pode acabar-se o mundo, vou brincar meu Carnaval!

Os versos de Bagaceira, do pernambucano Siba, descrevem bem a sensação de quem está em contagem regressiva para os dias de folia.

Em Recife e Olinda, vizinhas no nordeste do País, a festa é gigantesca e toma todos os cantos das cidades. Democrática, ela permite que crianças e adultos brinquem dia e noite até a Quarta-Feira de Cinzas.

No caldeirão de misturas da região tem frevo, samba e maracatu. Tem subida e descida de ladeiras cheias de história e tradição. O combustível para aproveitar tudo isso? Boas doses de cachaça Pau do Índio e os espetinhos.

Selecionar só 11 motivos que tornam o Carnaval de Recife e Olinda o melhor do Brasil é uma tarefa difícil. Muita coisa boa ficou de fora, mas as melhores atrações que agitam as cidades certamente estão aqui. Esteja certo disso.

Agora, não seja tabacudo e bora brincar esse Carnaval!

1. Abertura oficial

Maracatu da melhor qualidade em plena Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. Sempre um programa imperdível! Na ocasião, dezenas de nações de maracatu são regidas tradicionalmente pelo músico Naná Vasconcelos. Neste ano, entre os convidados estão nomes como Lenine, Johnny Hooker, Lirinha e Otto.

2. Baile Municipal

Tradicionalíssimo, o Baile Municipal em Recife ocorre antes do Carnaval e reúne apresentações de grupos reginais de frevo, blocos líricos e caboclinhos, além de shows de grandes nomes da música brasileira. A renda do ingresso é revertida para organizações beneficentes do Recife.

3. A Noite dos Tambores Silenciosos


Uma combinação maravilhosa de música e religiosidade! Nações de maracatus de baque-virado vindas de diversas partes de Pernambuco celebram nessa cerimônia a padroeira dos negros, a Virgem do Rosário, e louvam os ancestrais africanos.



4. Amantes de Glória




Em 2016, o Amantes de Glória completa 19 anos de folia. A agremiação começou como uma reunião de amigos em um bar após sessões de cinema. Hoje é uma das farras mais queridas do Recife.



5. Enquanto Isso na Sala de Justiça




Bloco querido dos recifenses e olindenses, o Enquanto Isso na Sala de Justiça transita pelas ladeiras do Alto da Sé, em Olinda. A dica é: vista a fantasia do seu herói preferido e aproveita a farra!



6. Eu Acho é Pouco




A festa aqui veste amarelo e vermelho! Criado em 1976 por um grupo de amigos, em plena ditadura militar, o bloco é hoje um dos mais famosos do Recife. Neste ano, ele tomará as ruas no sábado, na segunda e na terça-feira de Carnaval.



7. A Saída do Homem da Meia-Noite





Outra atração imperdível! Desde 1932, o boneco gigante arrasta multidões pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Aliás, ele é Patrimônio Vivo de Pernambuco. Conhecido como Homem da Meia-Noite, a figura é na verdade um calunga – presente no candomblé e no maracatu nação ou de baque virado.



8. Bacalhau do Batata



Esse é o bloco perfeito para quem gosta de curtir o Carnaval até o limite. O Bacalhau do Batata sai há mais de 50 anos pelas ruas de Olinda na Quarta-Feira de Cinzas. Foi criado pelo garçom Isaías Pereira da Silva, o Batata, que queria garantir a festa de quem trabalhava durante o Carnaval. Deu certo, muito certo!



9. Os blocos infantis




Pitombeirinha, Eu Acho é Pouquinho e Segura a Pepeta são algumas das dezenas de opções para papais e mamães curtirem durante o Carnaval com os filhos. Em Recife e Olinda, a folia é pra toda a família.



10. Odara Ôdesce




Criada pelo coletivo Golarrolê, a festa tem feito a alegria dos foliões há quatro anos em Recife. Quem vai, se esbalda. A edição especial deste ano tem como tema: Minha Carne é de Carnavrau. Os ingressos estão esgotados, mas aqui vai a boa notícia: a festa ocorre com regularidade durante o ano todo.



11. Galo da Madrugada




Simplesmente o maior bloco de Carnaval do mundo! 30 trios elétricos nas ruas do Recife às 9h30 do sábado de Carnaval. Mais de 2 mihões de foliões em pleno desbunde. Precisa falar mais alguma coisa?

LEIA MAIS:

11 motivos pelos quais o Carnaval de Salvador é o melhor do Brasil

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: