NOTÍCIAS

15 formas práticas de encontrar o seu 'zen' no trabalho

29/01/2016 22:35 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
reprodução/bob esponja/ cartoon network

Esta história faz parte da nossa iniciativa mensal chamada Work Well ("trabalhar bem", em português) que foca em um criarmos um ambiente de trabalho próspero e bem-sucedido. Você pode ver mais histórias do projeto aqui.

Levando em conta que passamos tanto tempo no trabalho, é uma verdadeira pena não aproveitarmos ao máximo esse tempo.

Mas como podemos nos sentir felizes e generosos se estamos estressados pela constante e persistente sensação de termos muito pouco tempo e coisas demais para fazer?

A prática mindfulness ("consciência plena") oferece uma resposta.

O Mestre Zen Thich Nhat Hanh, que ganhou crédito como o pai da mindfulness no Ocidente, desenvolveu um checklist de ações que nós podemos usar para assegurar não só nosso equilíbrio, mas também para ver o nosso trabalho no contexto de criação de um mundo melhor.

pausa

Thay, como é conhecido por centena de milhares de seguidores no mundo todo, acredita que a prática de consciência plena, ou mindfulness, é importante para todo o mundo, não importa o tipo de trabalho que realizem.

Ele escreve em seu livro Work que “aprender [e vencer] essa arte de parar, aliviar a tensão, usar um discurso mais amoroso e escutar atentamente os outros, além de compartilhar essa prática com outras pessoas pode impactar enormemente o nosso próprio prazer no trabalho e na cultura da nossa empresa".

"Quando aprendemos a cuidar de nossas emoções mais fortes e estabelecer bons relacionamentos no trabalho, a comunicação melhora, o estresse é reduzido e nosso trabalho se torna muito mais prazeroso", continuou ele. "Esse é um enorme benefício não só para nós mesmos, mas também para aqueles com quem trabalhamos, para nossos seres amados, familiares e para toda a sociedade”.

A mindfulness é a arte de trazer toda a nossa atenção para o momento presente, começando por ter consciência de nossa respiração. Isso nos permite vivenciar a vida ser ficarmos presos ao passado ou nos preocupando sobre o que poderá acontecer no futuro.

“O futuro é feito de somente uma substância e esse é o momento presente”, escreve Thay. “Ao cuidar do presente, você está fazendo tudo o que pode para garantir um futuro melhor”.

O monge vietnamita de 89 anos, nomeado para o Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King pelo seu trabalho em que buscava o fim para a guerra do Vietnã, é critico sobre a obsessão da sociedade Ocidental com a competição no trabalho, que serve somente para fortalecer nosso senso de si às custas de outras pessoas e do meio ambiente.

De fato, ele acredita que o desespero para ser bem-sucedido a todo custo ajuda a alimentar o sistema econômico voraz, que a sua vez está causando uma mudança climática e a destruição de ecossistemas e biodiversidade.

“O futuro está feito somente de uma substância e esse é o momento presente”, escreve Thay. “Ao cuidar do presente, você está fazendo tudo o que você pode para garantir um futuro melhor”.

árvore

“Para os que almejam ser os melhores, estar no topo, precisam trabalhar muito para chegar até lá e ao fazer isso eles sofrem muito”, escreve ele. “Uma vez que chegam ao topo, eles têm que continuar lutando para se manter lá e frequentemente sofrem com um estresse enorme e ficam totalmente exaustos. Se nós continuarmos a viver dessa forma estaremos caminhando não só em direção à autodestruição, mas também à destruição de nosso planeta”.

Thay diz que devemos substituir nossa fixação com a fama, a riqueza e a competição com esses três poderes budistas: o entendimento, o amor e o desapego.

“Só quando nós conseguirmos estabelecer a harmonia, o amor e a felicidade dentro de nós mesmos é que estaremos em posição de realmente ajudar os nossos negócios”, escreve ele.

Então, aqui estão 15 passos práticos que segundo Thay podem trazer a consciência plena ao nosso trabalho:

1. Comece o seu dia com 10 minutos de meditação sentado.

2. Gaste um tempo para desfrutar de seu café da manhã na sua casa.

3. Lembre-se todos os dias de sentir gratidão por estar vivo e ter 24 horas completamente novas de vida pela frente.

4. Tente não dividir seu tempo em "o meu tempo" e "o tempo de trabalho". Todo o tempo pode ser seu se você estiver conectado ao momento presente e se manter em contato com o que está acontecendo no seu corpo e mente. Não existe motivo pelo qual o seu tempo de trabalho deveria ser menos prazeroso do que o seu tempo fazendo qualquer outra coisa.

5. Resista à vontade de fazer ligações no seu celular no caminho ao trabalho ou quando vai para algum compromisso. Permita-se que esse tempo seja só seu, em contato com a natureza e o mundo ao seu redor.

6. Arranje um local para respirar no seu trabalho, onde você possa ficar calmo, parar e descansar. Faça intervalos regulares para respirar e retornar a atenção ao seu corpo, trazendo os seus pensamentos de volta ao momento presente.

7. Na hora do almoço, apenas coma a comida e não seus medos e preocupações. Não almoce enquanto trabalha. Mude os ambientes. Saia para andar.

8. Faça um ritual ao beber chá. Pare o seu trabalho e observe bem o seu chá e considere tudo o que levou para a sua preparação: as nuvens e a chuva, as plantações e os trabalhadores que a colheram.

9. Antes de ir a uma reunião visualize alguém bem tranquilo, consciente e com habilidades ao seu lado. Encontre refúgio nessa pessoa quando quiser ficar calmo e tranquilo.

10. Se você sentir raiva ou irritação, abstenha-se de dizer ou fazer qualquer coisa nesse momento. Retorne a atenção à sua respiração e siga a sua respiração ao inspirar e expirar até que você tenha se acalmado.

11. Pratique olhar ao seu chefe, superiores, colegas de trabalho e subordinados como se eles fossem os seus aliados e não como seus inimigos. Reconheça que trabalhar colaborativamente traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. Saiba que o sucesso e a felicidade de todos é o seu próprio sucesso.

12. Expresse gratidão e admiração aos seus colegas de trabalho regularmente por suas qualidades. Isso transformará todo o ambiente de trabalho, fazendo com que ele fique muito mais harmonioso e prazeroso para todo mundo.

13. Tente relaxar e se recuperar antes de ir para casa para que você não leve energia negativa acumulada ou frustração com você para casa.

14. Tire um tempo para relaxar e voltar a ser você mesmo quando você chega em casa e antes de realizar as tarefas domésticas. Reconheça que fazer várias tarefas ao mesmo tempo significa que você nunca realmente está totalmente presente quando faz algo. Faça uma coisa de cada vez e dê toda a sua atenção a essa atividade.

15. No final do dia, escreva um diário registrando todas as coisas boas que aconteceram no seu dia. Alimente as suas sementes de alegria e gratidão regularmente para que elas cresçam.

A série do Huffington Post “Work Well” também faz parte de nossa iniciativa jornalística orientada à soluções Tem Jeito!

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Dicas práticas para transformar uma simples caminhada numa meditação completa

- A vida dele era dominada pela ansiedade. Até ele começar a meditar

- Além da mindfulness

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: