NOTÍCIAS

'Favela Olímpica', uma série de retratos das vítimas de uma cidade nada maravilhosa (FOTOS)

21/01/2016 18:33 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

favela olimpica

Cidade Maravilhosa. Maravilhosa para quem? Clique atrás de clique, Marc Ohrem-Leclef expõe a realidade que só não vê quem não quer. Ou quem acaba realmente agraciado com a porção maravilhosa do Rio de Janeiro.

A conta para a realização dos Jogos Olímpicos chegou. E quem paga normalmente são os mesmos: quem tem pouco ou quase nada. Marc sabe muito bem disso e fez de seu trabalho, Olympic Favela (Favela Olímpica), um retrato dos que acabaram prejudicados com o maior evento esportivo do planeta.

Nascido em Dusseldorf, na Alemanha, o fotógrafo partiu para para Nova Iorque em 1998 e de lá passou centrar-se em registrar comunidades carentes e movimentos sociais ou culturais.

Com trabalhos publicados na Alemanha, Brasil e Estados Unidos, dessa vez, Marc apontou suas lentes para os efeitos das remoções em 14 favelas no Rio de Janeiro.

São duas fases em Favela Olímpica, por assim dizer,: a primeira com os retratos dos moradores e suas casas prestes a serem removidas, já com as marcações em tinta spray da Secretaria de Habitação. O segundo, quando as pessoas seguram as tochas de emergência em suas comunidades.

O trabalho de Marc foi publicado em 2014 e acabou premiado como o melhor do ano pela American Photo Magazine. Imagens selecionadas já passaram pelo Museu de Arte do Rio (MAR), pela PRC Gallery, da Boston University, e foram publicados pela revista alemã Der Spiegel e pelo site americano Slate.

Agora estão de volta à Cidade Maravilhosa. Justamente para mostrar que o apelido da cidade só pode ser usado com propriedade por uma parte mínima de sua população.

SERVIÇO

O que: Exposição Olympic Favela - Favela Olímpica

Onde:Galeria Studio-X, Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro

Quando: Segunda a Sábado 12h - 19h


favela olimpica




favela olimpica 5




favela olimpica 5



  • Marc Ohrem-Leclef / Divulgação
    O fotógrafo Marc Ohrem-Leclef documentou a vida de pessoas afetadas pela chegada dos Jogos Olímpicos do Rio no ensaio Olympic Favela.
  • Marc Ohrem-Leclef / Divulgação
  • Marc Ohrem-Leclef / Divulgação
  • Marc Ohrem-Leclef / Divulgação
  • Marc Ohrem-Leclef / Divulgação
  • Marc Ohrem-Leclef / Divulgação


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


LEIA TAMBÉM

O Rio 2016 que você não vê: Obras, saúde e transporte preocupam a 200 dias dos Jogos

Revanche de Ronda? Ouro no futebol? 11 momentos que o esporte reservou para 2016

Rio impedia distribuição de material e medicamentos reservados para as Olimpíadas