ENTRETENIMENTO

Participante de BBB16 encontra solução perfeita para boneco-esponja: 'Por que tem que ser um negro?'

20/01/2016 19:04 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Montagem/GShow/Reprodução

Você viu aqui no HuffPost Brasil que o BBB16 já tinha sua primeira polêmica antes mesmo da estreia na noite desta terça-feira (19).

Um boneco-esponja negro e com cabelo black power disposto na cozinha da casa chamou a atenção dos telespectadores e levantou um debate nas redes sociais sobre a reprodução de estereótipos negativos relacionados ao cabelo crespo no Brasil.

Com a estreia do reality show, a discussão tomou outro rumo. Isso porque o participante Ronan, de 27 anos - que é negro e também enxergou racismo no utensílio doméstico - mudou a função do boneco no programa.

Na tarde desta quarta-feira (20), ao se deparar com o objeto na pia da cozinha, o estudante de filosofia disparou:

“Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado pra lavar nada.”

Em seguida, batizou o boneco de Will e - usando ele como microfone - perguntou se os outros participantes concordavam em não usá-lo como espoja. Após um acordo geral, Will começou a ser usado como enfeite de mesa.




A atitude de Ronan foi elogiada pelo público nas redes sociais. A Rede Globo e o BBB16, que não se pronunciaram a respeito do boneco polêmico, não abordaram o episódio de hoje nas redes sociais, nem no site oficial do programa.

ATUALIZAÇÃO:

A Rede Globo enviou uma nota de esclarecimento ao HuffPost Brasil:

"A esponja citada, representando um dançarino disco dos anos 1970, faz parte de uma coleção que retrata ícones de gerações e culturas diversas, como uma moça descolada dos anos 1960, um soldado da guarda inglesa e até a própria Rainha Elizabeth. Os outros modelos serão colocados na casa aos poucos, ao longo da temporada do programa."

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


LEIA MAIS:

- Racismo no Brasil: ator negro preso por engano, resposta de Glória Maria e 'cheiro de neguinha' no BBB

- "Cabelo vassoura de bruxa": comentário de Faustão sobre dançarina de Anitta gera revolta