COMPORTAMENTO

O caso da participante de reality show que foi abusada e agora ensina o filho a ser um 'cavalheiro'

18/01/2016 14:14 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Uma mãe americana está recebendo elogios e fortes críticas de pais de todo o mundo pela maneira como está "ensinando seu filho a respeitar as mulheres".

Nikkole Paulun, ex-estrela do programa 16 and Pregnant (16 e grávida), da MTV, postou uma foto de seu filho Lyle, de 6 anos, recentemente, se preparando para pagar um jantar. Na legenda, Paulun explica que seu filho a leva para jantar fora uma vez por mês.

Once a month my 6 year old son takes me out on a dinner date. He opens doors for me, pulls out my chair, talks about his...

Publicado por Nikkole Paulun em Sexta, 1 de janeiro de 2016


Uma vez por mês, meu filho de seis anos me leva para jantar fora. Ele abre a porta para mim, puxa a cadeira, fala do seu dia e pergunta sobre o meu, paga a conta com a mesada que ganha por fazer tarefas domésticas e até mesmo dá gorjeta para o garçom/garçonete. Faço isso para ensiná-lo como tratar uma dama e como se portar num encontro. Como mostrar que ele respeita a mulher que ama (agora seria a mamãe, no caso). Guardamos o iPhone e o iPad (com exceção da hora de tirar uma foto) e conversamos sobre nosso dia, as coisas que queremos fazer etc. Estou ensinando modos à mesa e que é falta de educação ficar olhando para o celular num encontro com sua mãe ou qualquer outra pessoa. Ele aprende o valor do dinheiro e como administrá-lo. Ele aprende matemática, pois somamos o preço das coisas que queremos pedir e nos certificamos de que vamos ter 15% a mais para a gorjeta. Sim ele é novo mas acredito que deva aprender essas coisas agora. Nunca é cedo demais para ensinar seu filho como respeitar os outros, especialmente as mulheres. Como mulher que foi vítima de abuso e tratada como merda no passado, é extremamente importante para mim ensinar meu filho a ser respeitoso. Muitos homens hoje em dia não têm ideia de como tratar uma mulher ou como se comportar em encontros. É legal saber que meu filho não será um deles.

Na sua página do Facebook, Paulun explicou como seu filho se comporta como um "perfeito gentleman" no jantar, puxando cadeiras e abrindo portas. E, no final, ele paga a conta com o dinheiro que ganha por fazer tarefas domésticas.

“Faço isso para ensiná-lo como tratar uma dama e como se portar num encontro. Como mostrar que ele respeita a mulher que ama (agora seria a mamãe, no caso)”, escreve Paulun.

E continua:

“Sim ele é novo mas acredito que deva aprender essas coisas agora. Nunca é cedo demais para ensinar seu filho como respeitar os outros, especialmente as mulheres.”

Paulun, 22, foi vítima de abuso, um dos motivos que a levaram a ensinar seu filho a ser "respeitoso".

Além de Lyle, Paulun tem uma filha de dois meses, chamada Ellie.

Desde da postagem, em 1º de janeiro, a foto de Paulun viralizou, com mais de 2,9 milhões de likes e 519 mil compartilhamentos.

Milhares de pais deixaram comentários positivos para a ex-estrela de reality shows, aplaudindo seus métodos.

“Parabéns, mamãe”, escreveu um deles. “É nossa função como pais ensinar as crianças a tratar os outros com respeito, e tudo começa com como você trata seu filho. Você está fazendo um ótimo trabalho.”

Outro disse: “Isso é incrível, gostaria que mais gente fizesse isso com seus filhos”.

As principais críticas recebidas por Paulun foi que os pais deveriam ensinar respeito para todas as crianças, não só para os meninos.

A página de Paulun também ficou indisponível por algumas horas, por causa de denúncias que foram reportadas ao Facebook, disse Paulun ao The Huffington Post Canadá, por email. A página já foi reativada.

"Você não treina uma criança, você cria e educa elas, senhora. E estamos em 2016 e isso do homem pagar ou manter tudo para uma mulher não existe mais. Trabalhamos [homens e mulheres] para crescer em conjunto", criticou uma mulher em um dos comentários.

"Ensinar a ter 'maneiras' à mesa e como se respeitar uma mulher são coisas completamente diferentes. Eu eduquei meus filhos, nunca 'levei eles para um encontro'", apontou outra.

"Isso é ridículo. Como pai, isso seria ensinar aos meus filhos que todas as mulheres são assustadoras, sem nenhum valor", disse outro.

Apesar disso, pais continuam elogiando Paulun e contando como dão bons exemplos para seus filhos.

“Ótima ideia. Tenho três filhas, e toda noite sentamos para jantar... sem telefones e meu marido e eu conversamos com as meninas”, disse uma mãe.

“Damos exemplos de como se comportar à mesa e como conversar. Meu marido mostra como tratar uma mulher, e eu mostro como tratar um homem. O respeito mútuo é muito importante.”

E você? O que acha do método de Paulun?

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost CA e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: