NOTÍCIAS

Este GIF mostra as dores e delícias de se viver em Osasco, na Grande SP

18/01/2016 20:46 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Facebook/Reprodução

O GIF que você vê abaixo começou a viralizar nesta segunda-feira (18) nas redes sociais. Em formato "biográfico", ele mostra as dores e delícias de se viver na cidade de Osasco, situada na região metropolitana de São Paulo.

Empolgados com tantas imagens curiosas, resolvemos ir atrás de seus significados. Se esse GIF passou pela sua timeline e você ficou sem entender alguma referência, fique tranquilo. Aqui você encontrará as respostas.

De acordo com o GIF, Osasco:

Tem trem – Tem mesmo. E não só trem, mas uma estação histórica. É a Estação Osasco, pertencente às linhas 8 e 9 da CPTM. Ela é quase um símbolo da cidade. Foi construída pelo empreendedor e imigrante italiano Antonio Agu (também fundador da cidade) e inaugurada em 1895 pela Estrada de Ferro Sorocabana.

Tem Romero Britto – Mais ou menos. As cores e formas lembram as obras do pintor pernambucano mundialmente conhecido, mas a pintura da placa de entrada da cidade foi uma parceria da Prefeitura de Osasco com a ONG Pintura Solidária.

Tem Times Square – Não tem, mas a combinação do que você encontra nessa região da cidade não deixa nada a desejar em relação ao famoso cruzamento das ruas de Nova York. Trata-se do Calçadão de Osasco. Optamos deixar a descrição por conta de um morador da região, o Willian F.:

O Calçadão é o maior centro comercial da cidade de Osasco. Lá você acha galerias, lojas de sapatos, roupas, papelarias, literalmente você acha de tudo. O Calçadão também conta com um shopping, o Osasco Plaza que é muito frequentado durante os dias pelo pessoal que trabalha nas redondezas e vai almoçar lá.

Uma coisa que chama muito a atenção é o número de carrinhos de cachorro quente que tem. Sem brincadeira, do começo (na Autonomistas) até o fim (na Estação de Osasco) deve ter no mínimo umas 30 barracas que tem tudo quanto é tipo de coisa pra se colocar em um hot dog. E claro, pra acompanhar o selo oficial de Osasco: as pombas! Nunca vi tanta pomba em um lugar só, pelamordedeus gente!

Ah! O Calçadão passou por uma reforma BRAVA nos últimos tempos, porque antes quando chovia = alagamento. Depois disso parece que melhorou um pouco, além do chão agora ser lisinho e ninguém ficar mais tropeçando naqueles paralelepípedos chatos. Outra coisa que incomoda também é o cheiro de esgoto que fica forte em certos dias e dá até nojo de andar por lá.

Desde que me entendo por gente eu ando nesse lugar e conheço muito bem, sei cada lojinha que tem e o que tem em cada rua paralela e posso dizer que em Osasco não tem lugar melhor pra poder procurar algo do que no Calçadão.

Tem shopping – Tem mais de um, mas vamos nos concentrar no Osasco Plaza Shopping do qual a imagem se refere. Próximo à Estação de Osasco, o espaço foi inaugurado em 1995. Infelizmente, ele ficou marcado na história da cidade por uma tragédia em 1996. Na véspera do Dia dos Namorados, um vazamento de gás na sua praça de alimentação ocasionou uma explosão que deixou 42 mortos e mais de 300 pessoas feridas. :(

É a capital nacional do hot dog – Verdade, verdadeira. Mas lá, o lanche é chamado em bom português: cachorro quente. Segundo o site da Prefeitura de Osasco, a cidade recebeu esse título por vender uma média de 40 mil lanches por dia. Isso mesmo: 40 mil. E lá, o cachorro quente pode ser “prensado, tradicional ou degustado no prato, com uma, duas ou três salsichas e servido com diversos recheios e molhos”. Uau!

Terra do MC Guimê e do MC Rodolfinho – Osasco também é berço de astros na música nacional. Não conhece os dois MC’s citados? Dê o play abaixo e aproveite!

Aqui também:

Tem pombo – Tem sim, pra caramba! Como escreveu o Willian no depoimento aqui em cima, essa ave é quase um selo oficial da cidade. Provavelmente, ao chegar ao centro de Osasco, você terá a mesma reação dele: “Nunca vi tanta pomba em um lugar só, pelamordedeus, gente!”.

Tem porco – Tem mesmo, gente? Não encontramos informações pra saber se isso é ironia ou verdade. Precisamos de ajuda nos comentários. :P

Tem tobogã e busão híbrido – Não, não tem. Na verdade, Osasco sofre tristes alagamentos em diversos pontos da cidade a cada grande chuva. No site da Prefeitura, inclusive, está disponível um documento com a indicação dessas áreas de alagamento. Segundo a atualização (feita em 2011) são mais de 50 ruas que ficam imersas quando chove. :(

Tem história de luta – Tem, sim! Juntamente com a cidade Contagem, em Minas Gerais, Osasco fez uma das primeiras greves no Brasil de resistência à ditadura militar, em 1968. De acordo com o arquivo da Folha de S. Paulo, em julho daquele ano, trabalhadores e estudantes ocuparam a Cobrasma (Companhia Brasileira de Material Ferroviário). "O Ministério do Trabalho interveio no Sindicato dos Metalúrgicos e forçou seu presidente, José Ibraim, a cair na clandestinidade. A desocupação foi realizada com violência."

É uma cidade chique – Nós não duvidamos disso!

E desejamos sucesso e melhorias para Osasco e seus moradores! ;)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: