COMPORTAMENTO

Nova propaganda de desodorante Axe não quer que homens sejam o Malvino Salvador

15/01/2016 18:11 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

axe

O que comerciais de desodorantes masculinos geralmente vendem, além de um produto que vai te deixar com um odor razoável embaixo do braço? Uma imagem idealizada de comportamento e estética para homens.

Porém, indo na contramão de propagandas que reforçam estereótipos e alimentam uma ideia complicada de “orgulho masculino”, a Axe lançou pelo YouTube, na última terça-feira (12), um vídeo da nova campanha intitulada "Find Your Magic" (em português, "Encontre Sua Magia").

Divulgada nas redes sociais da marca, a campanha para de tratar desodorantes como artifícios para conquistar o maior número de mulheres possível e foca em abordar a diversidade de tipos de homens que existem.

A campanha, inclusive, dá uma alfinetada em outros segmentos de publicidade logo na primeira cena do comercial. No plano de fundo, podemos ver um outdoor com um homem branco musculoso sem camisa exibindo uma calça jeans ao lado do vídeo de outro homem caminhando no meio do fogo, também sem camisa. Quando a câmera abaixa, o comercial mostra que o protagonista na verdade é um rapaz de biotipo comum, dentro de um carro, ao lado da namorada.

Detalhe: é ela quem está dirigindo o carro. Pode até parecer coisa pouca, mas pense: quantas vezes a publicidade relacionou carros com virilidade e masculinidade? Parece um bom presságio, e é. A campanha prossegue e só melhora. O resto do comercial mostra homens distintos em comportamento e aparência. Homens em cadeira de roda, homens tímidos, homens idealistas, homens flertando em lojas de disco, homens de salto alto.

Confere logo o comercial:

Em entrevista ao AdAge, Carlo Cavallone, diretor executivo de criação da 72andSunny de Amsterdam, responsável pela campanha da Axe, afirmou que os novos anúncios têm como objectivo mostrar a diversidade masculina sem precisar, para isso, se tornar um estudo sociológico ou perder a irreverência. “Não é um pensamento unilateral, aquela ideia unidimensional da masculinidade que vemos por aí. Queríamos tornar a campanha o mais inclusiva possível. Nós queríamos dar aos homens um senso de confiança e libertá-los da noção estereotipada sobre o que significa ser um homem”, afirmou.

Também para o AdAge, o próprio diretor sênior da Axe e da linhas masculinas da Unilever, Matthew McCarthy, afirmou que a intenção agora da marca é a de explorar a diversidade masculina que existe no mundo, além de ter feito uma mea culpa em relação aos ideias reforçados pela própria marca no passado. “Se olharmos para todas as peças da campanha, é possível ver que elas abrem um tremendo espectro sobre o que é a masculinidade. Isso inclui atributos pessoais, como cabelo, nariz, tipo de corpo, estilo de roupas, estilos de vida. Nós queremos deixar claro que não importa como você define sua masculinidade, algo bem diferente de muitas histórias que já contamos no passado”, explicou. A campanha será veiculada inicialmente nos Estados Unidos e conta ainda com comerciais na televisão, anúncios impressos e marketing digital.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: