ENTRETENIMENTO

#52FilmsByWomen: Campanha quer te ajudar a ver mais filmes dirigidos por mulheres

13/01/2016 15:31 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Getty Images/Montagem

Quantos filmes dirigidos por mulheres você viu recentemente? Talvez poucos ou praticamente nenhum?

Se for este o seu caso, a organização Women in Film, dedicada a aumentar a visibilidade da mulher no entretenimento, quer te ajudar a melhorá-lo.

Nesta semana, a ONG lançou a campanha 52 Films by Women ("52 filmes de mulheres", em português), que tem uma proposta simples, porém cheia de potencial: incentivar você a ver semanalmente um filme dirigido por mulher e, em seguida, compartilhar nas redes sociais a obra escolhida usando a hashtag #52FilmsByWomen.

Mas por que ajudar a divulgar os filmes dirigidos por mulheres?

Segundo a WiF, uma das dificuldades que mulheres cineastas encontram é a baixa quantidade de profissionais de estatura no mercado e de experiência.

Muitos dos entrevistados para uma pesquisa da ONG não sabiam dizer o nome de nenhuma diretora.

A WiF argumenta que, no entanto, no The Director List - iniciativa focada em ajudar a encontrar obras de mulheres - consta o nome de mil diretoras e o Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (o DGA) têm 1.300 registradas.

Outro exemplo da frequente ausência das mulheres em destaque no mercado de cinema são as indicações ao Bafta deste ano, cuja categoria de melhor direção contemplou cinco homens em todas as cinco nomeações.

Para começar, o HuffPost Brasil te sugere ver a galeria abaixo, com diretoras brasileiras importantes para nosso cinema.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: