NOTÍCIAS

#Belém400anos: 14 coisas para conhecer e amar a capital do Pará

12/01/2016 19:02 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Brazil Photos via Getty Images
BELEM, PARA STATE, BRAZIL - 2008/03/18: Boats at Belém harbor early in the morning, Ver-o-Peso Market, landmark of the city, Pará State, Amazon, Brazil. (Photo by Ricardo Beliel/Brazil Photos/LightRocket via Getty Images)

Égua!

A capital paraense completa 400 anos nesta terça-feira (12).

Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco, em 1616, com o objetivo de proteger a entrada da Amazônia dos holandeses, ingleses, franceses e irlandeses.

Ao longo de sua história, se destacou na economia, cultura, arquitetura e gastronomia. Recentemente, o município foi escolhido pela Unesco (Organização das Nações Unidas) para integrar a lista das 47 cidades criativas do mundo - junto com Salvador e Santos. A seleção contempla 33 países.

Para comemorar esses quatro séculos de história, montamos um roteiro com algumas das maravilhas que dão vida, beleza e sabor à cidade.

Ah, não leve a mal a exclamação do início deste texto. Égua expressa admiração na gíria paraense - entre tantos outros sentimentos. ;)

1. Mercado Ver-o-Peso


Comece pelo principal cartão-postal de Belém: o mercado do Ver-o-Peso. Multicolorido, o complexo vende frutas, hortaliças, garrafadas com plantas medicinais, além dos famosos açaí e pescado.


2. Açaí com peixe


No mercado, aproveite para comer um bom e tradicional Açaí (bem diferente do que é vendido no resto do Brasil) com peixe frito.


3. Tacacá


Se ainda continuar com fome, experimente um delicioso Tacacá (caldo temperado com ervas e tucupi) com camarão.


4. Portinha


Você pode encerrar essa mini-rota gastronômica na lanchonete Portinha. Peça algum dos salgados recheado com Jambu (uma erva típica do Pará). É delícia na certa.


5. Cidade Velha


Em seguida, dê um pulo na Cidade Velha, o bairro mais antigo de Belém. Além de prédios coloniais históricos, você poderá conhecer a Catedral da Sé, erguida em 1771, cujo altar foi doado pelo papa Pio XI.


6. Forte do Presépio


Vá apreciar a vista do Forte do Castelo do Senhor Cristo do Presépio de Belém, mais conhecido como Forte do Presépio. Ele fica à margem direita da foz do rio Guamá e é um dos pontos turísticos e históricos mais visitados da cidade.


7. Chuva no fim de tarde

Uma foto publicada por @ylenbritoarte em


Aproveite a tempestade pontual no meio da tarde para tomar aquele saudoso banho de chuva.


8. O calor que se estende pela noite

Uma foto publicada por Siane Leon (@sianeleon) em


Mas aproveite porque logo em seguida o calor voltará e se estenderá até o anoitecer.


9. Túnel das Mangueiras


Antes de escurecer, tire um tempo para dar um passeio na Praça da República, onde está o Túnel das Mangueiras. Aliás, mangueiras não faltam em Belém. É possível ver centenas delas nas principais ruas da capital paraense.


10. Ilha do Cumbu


Por favor, tente conhecer uma das 39 ilhas que compõem Belém. Somadas, elas representam 65% do território da capital paraense.


11. Praia de água doce


Termine o dia de sol em uma “praia de rio” tomando um refrescante banco de água. Sim, água doce!


12. Círio de Nazaré


Em outubro, você poderá ver em Belém uma das maiores manifestações religiosas do mundo. O Círio de Nazaré, realizado em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, reúne cerca de dois milhões de pessoas anualmente na cidade.


13. Theatro da Paz


Encerre o dia assistindo a algum espetáculo no Theatro da Paz. Construção luxuosa, ela foi erguida no século XIX, durante o Ciclo da Borracha. Lá, você poderá conferir um pouco da musicalidade de Belém.

14. A cena musical

Essa musicalidade vai do carimbó tradicional de Pinduca.


À versão chamegada de Dona Onete.


Passando pelo pop electrobrega de Gaby Amarantos.


E da Gang do Eletro.


Sem deixar de lado, claro, o romantismo de Fafá de Belém. 💚


Feliz aniversário, Belém do Pará!