MULHERES

Selma Al Majidi, a primeira mulher a se tornar técnica de um time masculino de futebol em um país árabe

07/01/2016 14:38 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

selma

São raras as mulheres que comandam equipes masculinas no futebol no mundo todo. O que só deixa o feito de Selma Al Majidi ainda maior.

É dela a responsabilidade de fazer os atletas do Al Nasr, da terceira divisão do Sudão, jogarem bem. Detalhe: ela é a primeira mulher a ocupar um cargo desses em um país árabe.

Em entrevista para o site da Fifa, Selma conta que sua paixão pelo futebol começou quando foi acompanhar seu irmão mais novo quando tinha 11 anos.

“Anotei tudo que o técnico disse para o meu irmão e seus companheiros. Aprendi as instruções táticas de coração e até o modo como ele colocou os cones”.

Selma começou a carreira como técnica justamente com adolescentes, treinando as categorias sub-13 e sub-16 do Al Hilal. "É muito difícil treinar adolescentes e precisei ser forte para encará-los. Adolescentes normalmente não ouve os adultos e por vezes eles até davam risadas do que eu tentava dizer".

Hoje Selma sabe que fez história. “A sociedade não vi com bons olhos o que estava fazendo porque acreditavam que apenas homens deveriam treinar times masculinos. Nós vivemos em uma sociedade oriental e as pessoas do Sudão têm hábitos e costumes que colocam uma barreira para as mulheres em todos os aspectos da vida, no futebol também”.

De onde veio a força para quebrar as barreiras? Da família, claro. “O homem aqui é mais conservador que meus pais, que me encorajaram a seguir em frente e treinar homens. Minha família é a minha principal apoiadora, especialmente minha mãe e meu irmão menor, que gostaria de agrader muito”.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: