NOTÍCIAS
05/01/2016 12:05 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Pelo menos 20 corpos de migrantes são encontrados na costa da Turquia

Anadolu Agency via Getty Images
BALIKESIR, TURKEY - JANUARY 5: (EDITORS NOTE: Image depicts death) The body of a refugee is washed ashore on a beach in Ayvalik district of Balikesir after a boat carrying refugees sank off during their journey to Europe on January 5, 2015. (Photo by Suat Salgin/Anadolu Agency/Getty Images)

Os corpos de pelo menos 20 migrantes, incluindo três crianças, foram localizados nesta terça-feira (5) na costa turca do mar Egeu após o barco em que estavam aparentemente naufragar durante tentativa de alcançar a ilha grega de Lesbos.

A guarda costeira turca encontrou oito corpos no distrito de Ayvalik por volta de 5h da manhã, e os outros mortos foram encontrados no distrito de Dikili, segundo as forças de segurança. Dikili e Ayvalik ficam a 50 quilômetros de distância e são áreas usadas por imigrantes para tentar chegar à Grécia.

As buscas continuavam em andamento no litoral e dentro do mar, em meio a temores de que o número de mortos pode subir, afirmaram as autoridades. Não há ainda informações sobre a nacionalidade das vítimas.

Mais de 500 mil refugiados e imigrantes entraram na Grécia pela Turquia através das ilhas gregas no ano passado, e depois viajaram para países do centro e do norte da Europa, como parte da maior crise humanitária no continente europeu em duas décadas.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 700 pessoas, a maioria refugiados dos conflitos na Síria e no Iraque, morreram ou desapareceram no ano passado quando tentavam atravessar o Mar Egeu para alcançar a Grécia, porta de entrada da União Europeia (UE).

Apesar das temperaturas de inverno e das más condições meteorológicas que tornam a travessia mais perigosa, numerosos migrantes continuam a utilizar a via, de acordo com as autoridades turcas.

(Com informações das agências de notícias)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: