COMPORTAMENTO

StreetMusicMap, o lugar que torna possível encontrar o músico de rua que já fez você feliz

04/01/2016 19:34 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
TIM GRAHAM VIA GETTY IMAGES

O StreetMusicMap é uma plataforma online que incorpora as funcionalidades de compartilhamento do Instagram para reunir músicos de rua do mundo inteiro. O objetivo é dar mais exposição a seu trabalho.

Se você está caminhando pela rua e pega o finalzinho de uma apresentação, mas os artistas vão embora antes que você consiga saber mais sobre eles, o StreetMusicMap pode te ajudar a identificá-los.

A plataforma é aberta a todos; quem passa diante de uma performance pode enviar um vídeo de 15 segundos, identificando os artistas ou o lugar onde eles estavam tocando – ou então adicionando a hashtag #streetmusicmap no Facebook ou no Instagram.

Os artistas se beneficiam do contato direto com os fãs e potencialmente chamam a atenção dos olheiros das gravadoras.

Até agora, o StreetMusicMap tem forte presença nas redes sociais, incorporando playlists do Spotify e os mapas do Google Maps para expandir as ambições globais do serviço.

StreetMusicMap Ep. 973. Duo of instrumentists playing handpan. At Chiang Mai, Thailand. Filmed by @valepache.

Um vídeo publicado por StreetMusicMap (@streetmusicmap) em

O StreetMusicMap foi concebido por Daniel Bacchieri, que começou a postar vídeos de performances de rua em sua conta pessoal no Instagram. Seu primeiro “retrato em áudio” foi de uma banda ucraniana de Kiev.

Mas foi só depois de se mudar para São Paulo que ele teve a ideia de lançar uma plataforma exclusiva dedicada aos músicos de rua. “Passando pela estação Consolação do metrô todos os dias, que sempre tem apresentações de músicos, decidi começar a gravar alguns deles”, disse ele ao HuffPost Itália.

“Meus amigos gostaram muito dos vídeos e começaram a me mandar os que eles mesmos faziam em suas viagens”, disse ele. Assim nasceu a comunidade StreetMusicMap.

“Foi Max Laux, meu melhor amigo, que disse que eu deveria criar uma conta de Instagram [para a comunidade]”, disse Bacchieri. Ele acredita que há muitos músicos talentosos por aí e espera que o StreetMusicMap ajude os produtores a encontrar novos talentos.

“As ruas são o lugar perfeito para performances musicais, mas na correria do dia a dia, sempre cruzamos com artistas incríveis sem prestar muita atenção”, diz ele. “É por isso que é tão importante compartilhar o trabalho deles, levando-os das ruas para o mundo inteiro, via internet.”

O projeto também é bastante ativo no YouTube. Bacchieri diz que as redes sociais funcionam como cartão de visita para esses artistas. “Queremos criar uma ponte entre os artistas, os fãs e os produtores. Todos têm de trabalhar juntos.”

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Reportagem publicada originalmente no HuffPost Itália.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost IT e traduzido do italiano.