NOTÍCIAS

Europa pode ser alvo de novo ataque terrorista até o Ano Novo, diz polícia

26/12/2015 18:12 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
ASSOCIATED PRESS
A Police officer holds a weapon during a training operation of the new BFE+ (Evidence and Arrestment) unit of the German federal police in Ahrensfelde near Berlin, Germany, Wednesday, Dec. 16, 2015. Germany on Wednesday introduced the new police unit that officials said will be better armed, outfitted and trained to deal with terrorism, based on an analysis of the country’s security in the wake of deadly attacks in Paris earlier this year. (AP Photo/Michael Sohn)

A polícia de Viena informou neste sábado (26) que um serviço de inteligência alertou capitais europeias sobre a possibilidade de um tiroteio ou ataque a bomba antes do Ano Novo, o que levou as polícias do continente a aumentar as medidas de segurança.

"Vários possíveis nomes de agressores potenciais foram mencionados, os quais foram checados e a investigação baseada nessa checagem até agora não produziu resultados concretos", disse a polícia da capital austríaca em um comunicado, seis semanas depois que 130 pessoas foram mortas em um ataque em Paris.

"Nos dias antes do Natal um alerta foi enviado por um serviço (de inteligência) amigo para capitais europeias, dizendo que poderia ocorrer um ataque com explosivos ou um tiroteio entre o Natal e o Ano Novo em locais lotados."

A polícia pediu compreensão aos austríacos pela necessidade de mais controles de segurança.

Medidas adicionais incluem a vigilância em espaços lotados, além de controles de identidade intensivos e alerta maior para objetos que poderiam transportar explosivos, como bolsas, informou o comunicado.

Um porta-voz do Ministério do Interior alemão disse que não se pronunciaria sobre situações particulares por razões operacionais.

"A Alemanha ainda está na mira do terrorismo jihadista", disse ele, acrescentando que o país tinha revisto e adaptado suas medidas de segurança, onde necessário, após os atentados de Paris.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: